Cadastro Único de Nova Venécia realiza busca ativa de famílias unipessoais

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Setor Cadastro Único (CadÚnico) está realizando o serviço de Busca Ativa das famílias unipessoais com o objetivo de qualificar e fortalecer a identificação de famílias em situação de vulnerabilidade a partir da correção das distorções na sua base de dados.

Segundo a coordenadora do CadÚnico, desde de Agosto 2023 vem realizando essa busca, chegando a mais de mil famílias unipessoais (famílias com apenas uma pessoa cadastrada) identificadas, podendo assim atualizar as informações.

“Essa ação de qualificação começou ano passado, quando o Governo Federal lançou o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social, devido ao volume significativo de registros unipessoais, a fim de evitar que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, venham a receber mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais”, pontuou.

A gestora destaca ainda a importância da atualização para que não percam benefícios e não sejam excluídas do sistema, inclusive aquelas que atualizaram antes de agosto de 2023 é importante refazer. Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem atualizar. A Busca Ativa acontece na Zona Urbana e Rural do município veneciano, além do atendimento direto no Setor. “As famílias podem ir direto no CadÚnico, não precisa esperar irmos. Basta nos procurar e agendar”, finaliza.

Investimento:
A Secretaria Municipal de Assistência Social/Cadastro Único com Recurso do PROCAD-SUAS, realizou a contratação de 2 novos entrevistadores, a compra de computadores e investiu em infraestrutura.