Biblioteca Pública Municipal “Dr. Eduardo Durão Cunha”: Completa 55 ANOS de História em Nova Venécia

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e, através de parceria firmada com a Secretaria de Educação, trás a toda comunidade veneciana a data em que se comemora o aniversário de 55 anos da existência da Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha,  situada à Avenida Mateus Toscano, nº 35, bairro Municipal 1, ressaltando sua riquíssima contribuição para com o empoderamento cultural e informacional de cada um de seus cidadãos que por ela já passaram e ainda passam para usufruir dos inúmeros serviços ofertados.

Nessa trajetória, certamente muitos moradores trazem consigo as lembranças de tempos áureos em que ali se apropriaram do saber de forma prazerosa e com o habitual cultivo de amizades que em suas dependências muitas vezes foram constituídas fortalecendo entre os venecianos laços afetivos e de grande apreço por este local.

Não podemos deixar de citar as ilustres figuras do ex-prefeito Walter de Prá, cujo qual em um de seus mandatos, inaugurando em 05 de maio  de 1967 a atual sede da Biblioteca,  e de Dr. Eduardo Durão Cunha( em memória) então promotor de justiça desta comarca que fundamentou entre a classe política seu imenso desejo de que o Município de Nova Venécia, assim como o Município de São Mateus e tantos outros também constitui-se um espaço para abrigar um acervo diversificado que , em seus vários gêneros literários , pudesse contribuir de maneira bastante significativo com o intelecto de todos aqueles cujo interesse em adquirir conhecimento os obtivessem.

O tempo passou e hoje a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha se adequa às novas metodologias de acesso à informação e oferece além dos serviços já pontuais de empréstimo domiciliar, pesquisa local, atividades de extensão com cunho cultural e pedagógico, disponibiliza uma biblioteca virtual através de parceria firmada entre o Município e ONG RECORDE,firmando ainda mais o compromisso e o grande legado do idealizador desse distinto espaço dedicado a todo o público em geral e que prima por momentos vindouros  de maior benfeitorias com a essência de sua idade caracterizando sua visibilidade e funcionalidade e dando a ela sua merecida notoriedade.

Para celebrarmos essa data magna, no decorrer deste mês, iremos dispor de atividades diversificadas, como, por exemplo, Sessão exclusiva de CINEMA NA BIBLIOTECA para os alunos da APAE e ainda faremos na próxima sexta-feira, dia 06/05/2022 um encontro com o ex prefeito Walter de Prá a ser ofertado para alunos da rede pública municipal e também para os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo -IFES, oportunizando lhes um momento inesquecível onde terão acesso a informações distintas acerca da história de nossa Biblioteca e a importância de sua existência para a coletividade.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia