Ato Cívico marca o início das atividades em comemoração ao Bicentenário da Independência em Nova Venécia

Na manhã desta terça-feira (06), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Esporte e a de Educação, realizou um Ato Cívico, no 2º Batalhão de Polícia Militar, com a presença de autoridades locais, professores e estudantes das escolas do campo e da cidade e representantes da sociedade civil, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Trânsito.

O prefeito, como anfitrião do evento, compartilhou o primeiro momento de civismo com os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os oficiais da Polícia Militar do Espírito  Santo conduziram a Cerimônia Militar de Hasteamento das Bandeiras e a execução do Hino Nacional do Brasil, e o Exército Brasileiro realizou o Tiro de Guerra.

Depois das apresentações militares, todos os participantes se dirigiram, por meio da Caminhada Cívica, até o Ginásio Poliesportivo “Getúlio Martins – Olímpico do Cricaré”. No trajeto, os estudantes de escolas municipais, estaduais, privadas e filantrópicas, da educação infantil ao ensino superior, além de representações religiosas e entidades civis, distribuídos em alas, apresentaram o tema do Bicentenário da Independência: Brava Gente Veneciana! Cada grupo se caracterizou para expor subtemas como os povos envolvidos no processo histórico do país, a fauna e a flora brasileira, os esportes, tudo ao som da Banda Marcial Veneciana Profª Arlene Geraldo.

Na chegada da Caminhada ao Ginásio, o público pode conferir apresentações de canto e dança dos estudantes da EMEF Dr. Renato Araújo Maia, da EMEF São Cristóvão e da EMEFTI Bairro Altoé, que arrancaram muitos aplausos dos espectadores.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo também abrilhantou o momento com a Orquestra de Violão “Alcir Bolzan” e o Grupo “Oficina da Capoeira” exaltando as origens da formação do povo brasileiro.

O chefe do poder executivo municipal fez seu pronunciamento no encerramento da Caminhada Cívica. “É uma satisfação imensa promover o resgate do patriotismo brasileiro depois de tanto tempo impossibilitados de realizar ações como essa no nosso município. Como todos pudemos assistir aqui, o evento cumpriu seu objetivo. Agradeço e parabenizo os envolvidos nesta tão organizada empreitada em prol do povo veneciano.”

A secretária municipal de educação informou que há outras ações alusivas ao Bicentenário programadas. “Durante todo o mês de setembro,  a população veneciana poderá prestigiar trabalhos realizados pelos estudantes nas unidades de ensino do município, na Secretaria de Cultura e Turismo, que estarão expostos no Casarão, na Casa de Pedra do Perletti e no Saguão da Prefeitura”, convidou a gestora.