Agricultores de Nova Venécia recebem orientação para participação no Programa Compra Direta de Alimentos (CDA)

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Casa dos Conselhos Municipal de Nova Venécia realizou na última terça-feira (21), mais uma etapa importante na promoção da agricultura familiar no município. Em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o encontro foi destinado aos agricultores familiares interessados em participar do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA).

O evento foi essencial para orientar os agricultores sobre a documentação necessária e a elaboração das propostas de participação no programa. Esse programa é uma iniciativa que visa fortalecer a agricultura familiar, garantindo a compra de alimentos diretamente dos pequenos produtores, proporcionando renda e incentivando a produção local.

Durante a reunião, a Secretária de Assistência Social destacou a importância desses encontros para ampliar a participação dos agricultores familiares no CDA. “Esses momentos são fundamentais para que mais agricultores possam ter acesso ao programa, entendam os requisitos e se sintam preparados para elaborar suas propostas. É uma oportunidade de inclusão e fortalecimento da nossa agricultura local,” afirmou a Secretária.

Os técnicos do Incaper e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais explicaram detalhadamente quais documentos são necessários e quais os passos para a elaboração de uma proposta bem-sucedida. Os agricultores foram orientados sobre a importância de cumprir rigorosamente todos os requisitos para garantir a participação no programa.

Benefícios do Programa
O Programa Compra Direta de Alimentos (CDA) tem como objetivo principal apoiar os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais. Através do CDA, alimentos de qualidade são adquiridos diretamente dos produtores e destinados a instituições socioassistenciais, famílias em vulnerabilidade, garantindo uma alimentação saudável para a população e uma fonte de renda estável para os agricultores.

Cronograma de etapas da Chamada Pública
Publicação do Edital: 08 de maio/24
Entrega dos envelopes: Até 29 de maio/24
Resultado Preliminar: 10 de junho/24
Período para Recurso: De 11 de junho/24 a 17 de junho/24
Resultado Final: 21 de junho/24

Para mais esclarecimentos sobre o processo seletivo, os interessados podem entrar em contato através dos telefones (27)3752-9039 ou 98152-0248 ou então ir à Casa dos Conselhos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Abaixo segue o link para acesso ao edital:
Link do edital