Acadêmicos de Psicologia iniciam projeto sobre atividade física e automedicação na terceira idade

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e acadêmicos do curso de Psicologia de uma faculdade do município veneciano em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), deram início a um projeto inovador que visa promover informações sobre os benefícios da atividade física na terceira idade e os perigos da automedicação. Sob a orientação do psicólogo Pedro Henrique Carvalho, o grupo de estudos da disciplina Estágio Básico IV está determinado a promover a saúde mental, física, autonomia e bem-estar dos participantes.

“Nosso objetivo é garantir que os idosos sejam capazes de desfrutar de uma vida funcional e ativa em suas atividades diárias, promovendo sua independência e bem-estar”, explicou o orientador.

Primeiro Encontro: Informação e Dinâmicas Cognitivas

No primeiro encontro, que ocorreu na última segunda-feira (25), a equipe apresentou o projeto aos participantes e destacou a importância de evitar a automedicação. Durante a apresentação, os alunos enfatizaram os riscos à saúde que a automedicação pode acarretar e ofereceram alternativas mais seguras para obter ajuda médica quando necessário.

Além disso, os benefícios da atividade física na terceira idade foram discutidos de forma detalhada. Os idosos puderam aprender como a prática regular de exercícios pode melhorar a mobilidade, fortalecer os músculos, e contribuir para a saúde mental e emocional.

Durante o encontro, os participantes responderam a um questionário que ajudará a equipe a entender melhor as necessidades e preocupações individuais dos idosos em relação à saúde. A coleta de dados servirá como base para a personalização das atividades e orientações futuras.

Para finalizar o primeiro encontro de forma dinâmica e interativa, a equipe conduziu uma atividade que explorou o lado cognitivo e foi projetada para manter suas mentes ativas, esse é apenas um exemplo do compromisso do grupo em promover a saúde dos idosos.