A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia através da Vigilância Epidemiológica confirma o primeiro caso de Monkeypox no município

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica informa que o caso é importado de um município vizinho, sendo uma mulher de 21 anos, onde a mesma encontra-se em isolamento domiciliar, há aproximadamente 12 dias. A Vigilância Epidemiológica juntamente com a equipe de Saúde do território do caso confirmado fez a busca por contatos que a paciente teve para que possam ser avaliados.

A Secretaria de Saúde salienta que todas as medidas de prevenção e controle já estão sendo tomadas, inclusive com a visita in loco, realizada na manhã desta quarta-feira (19), a área onde ocorreu o caso, dando todo suporte a família e orienta a população que ao apresentarem sintomas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

A Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosa de animais infectados. A transmissão secundária, ou seja, de pessoa a pessoa, pode ocorrer por contato próximo com secreções respiratórias infectadas, lesões de pele de uma pessoa infectada ou com objetos e superfícies contaminados.

Os sintomas duram de 2 a 4 semanas e apresentam um período febril (entre 0 e 5 dias) caracterizado por febre, cefaleia intensa, adenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos), dor nas costas, mialgia (dores musculares) e astenia intensa (falta de energia) e um período de erupções cutâneas (lesões na pele) 1 a 3 dias após a febre que podem apresentar uma sequência temporal com lesões planas, levemente elevadas, cheias de liquido claro, pústulas (pus) e crostas.

Dentre as medidas de prevenção deve-se aumentar a conscientização sobre os fatores de risco e orientar a população quanto às medidas que podem tomar para reduzir a exposição ao vírus, pois essas são as principais estratégias de prevenção da monkeypox.

Ascom | PMNV