A Secretaria de Assistência Social continua com a movimentação para o “Junho Violeta”

“Junho Violeta”: Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos. No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010.

As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

“É de grande valia, que a sociedade, principalmente a população em questão, conheçam os tipos de violência contra o idoso, para que consigam identificar e proteger aqueles que tanto fizeram por nós e muitas vezes já não mais respondem por si, por questões de saúde física e/ou mental. Que intensifiquem os cuidados e possam denunciar nos canais corretos para que haja resolutividade rápida e eficaz das ocorrências”, disse a coordenadora do CREAS, Eufrázia Mazocco.

Enfatiza-se mais uma vez os canais de denúncia: O DISQUE 100 é o canal principal. Outros canais de denúncia são: o Conselho do Idoso local – (27) 3752-9039, Delegacia pelo 190 e Disque denúncia 181.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia