Cadastro Único retoma ações de cadastramento domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção

O setor de Cadastro Único no município retomou nessa sexta (30), as atividades de cadastramento domiciliar dos beneficiários que tem dificuldade de locomoção, a fim de que nenhuma pessoa fique sem acesso ao Cadastro Único.

As ações de cadastramento domiciliar foram limitadas durante o período da pandemia, devido ao Ministério da Cidadania ter suspendido os prazos de averiguação, suspensão e revisão cadastral, para segurança dos servidores e dos beneficiários. Durante o período mais crítico da pandemia, a Coordenação do Programa considerou muito arriscado entrar na casa das pessoas para realizar o cadastramento. “O público de cadastro domiciliar é composto, majoritariamente, por idosos e portadores de necessidades especiais que recebem Benefício de Prestação Continuada, grupo de risco, e cadastrar essas pessoas em domicílio seria expor essas pessoas a risco. Agora, com o avanço da vacinação dos beneficiários e dos servidores, o momento foi considerado ideal para o retorno das ações in loco, sempre atendendo todos os protocolos de prevenção à disseminação da covid-19”, declarou a secretária de Assistência Social.

As famílias que receberão os entrevistadores em casa para cadastro são famílias encaminhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, que conhecem a fundo a realidade de todas as famílias do município e tem uma parceria de muito sucesso com o setor de Cadastro Único, pessoas encaminhadas de outros serviços, como CRAS e CREAS, e acompanhadas pelo próprio setor de Cadastro Único, todas que tenham alguma dificuldade de locomoção para realizar o cadastro na sede do município.

“O objetivo dessa ação é dar acesso ao Cadastro Único a todas as famílias de baixa renda. Inicialmente, atenderemos com os recursos que temos, mas, já temos em andamento um projeto específico para fazer dessa ação pontual uma realidade frequente no município, com a aquisição de veículo, equipamentos e servidores para atender na zona rural do município com frequência, diminuindo a espera de agenda para atendimento na sede e ampliando o acesso às famílias do interior, que muitas vezes nem conhecem o serviço prestado pelo Cadastro Único, a fim de expandir a cobertura e garantir acesso aos direitos para as nossas famílias que mais precisam de suporte.” declara a coordenadora municipal do Cadastro Único.

A ação é mais um esforço em conjunto da Secretaria de Assistência, Prefeitura e equipe Cadastro Único para atender a grande demanda das famílias do município que precisam de realizar cadastramento ou recadastramento, em especial as que possuem necessidades especiais que dificultam o acesso comum ao cadastramento na sede do município.

Programa

O Cadastro Único é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. As informações são utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal, para análise das necessidades e oferta dos benefícios sociais. Por meio do CADÚNICO, são analisados dados relacionados à renda, condição de moradia, acesso ao trabalho, saúde e educação.