Supervisores escolares iniciam a formação do Programa Educar pra Valer

Supervisores escolares iniciam a formação do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, na última quarta-feira (30), a primeira formação para os supervisores escolares do ensino fundamental anos iniciais pelo Programa Educar pra Valer (EpV). O encontro foi on-line, via plataforma Zoom, pela manhã e à tarde, para atender os profissionais dos dois turnos de trabalho.

A abertura da formação foi feita pela diretora do departamento pedagógico da Seme e conduzida pela especialista em gestão pedagógica do Educar pra Valer. Aos profissionais, foram apresentados o Programa e as atribuições do supervisor escolar. Segundo a pedagoga, o acompanhamento da aula, o tempo pedagógico, a frequência, o diagnóstico, ou seja, a aprendizagem é o foco do papel do supervisor.

O Plano de ação, a  aula, o plano de aula, a rotina da supervisão escolar também foram amplamente estudados durante a manhã e a tarde de formação. Como metodologia a palestrante e os profissionais mantiveram a interação realizando atividades pelo chat, compartilhando experiências. 

O Programa Educar pra Valer (EpV) oferece também aos municípios que presta assessoria o acesso a plataforma Sistema de Avaliação Educar pra Valer – SAEV -, na qual as unidades de ensino encontram as avaliações diagnósticas de fluência em leitura, com as quais se pode acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, da turma, da escola e do município.

O EpV disponibiliza também uma sala no Google Classroom com materiais didáticos estruturados e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais podem servir de orientação para o trabalho do supervisor com os professores.

Segundo a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais da Seme, a formação deu ênfase à elaboração da rotina do supervisor escolar e suas atribuições, contribuindo para a garantia do tempo pedagógico entre professores e estudantes e, consequentemente, sua responsabilidade no processo ensino-aprendizagem. “Foi muito válido esse primeiro encontro, uma grande contribuição para prática dos profissionais”, frisou a servidora.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia