Secretaria Municipal de Educação realiza teste de fluência em leitura

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), dentre as diversas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Departamento Pedagógico, inicia também nesta semana, de 07 a 17, a avaliação diagnóstica de fluência leitora em todas as unidades escolares de ensino fundamental anos iniciais, para as turmas do 2º ao 5º ano.

O teste de fluência em leitura é mais uma diretriz importante adotada pela Seme para identificar as defasagens de aprendizagem e direcionar o reforço escolar com foco no avanço dos alunos e na orientação para o trabalho dos professores.

O Programa Educar pra Valer (EPV), parceiro nesse processo desde 2022, implementou as ações pedagógicas de assessoramento das avaliações de desempenho da rede e assim, o município instituiu o programa Alfabetização Aqui é pra Valer, para garantir a continuidade do processo de monitoramento do desempenho dos estudantes.

A equipe de Monitoramento e Desempenho Escolar formada por uma equipe de técnicos também é uma das ações pensadas para recomposição e recuperação da aprendizagem. O município adota quatro principais indicadores para medir a fluência de leitura: DECODIFICAÇÃO, FLUÊNCIA, PRECISÃO e PROSÓDIA.

A aplicação do teste, no início do ano letivo, tem como objetivo maior coletar dados e monitorá-los continuamente para acompanhar o desempenho dos alunos. A avaliação, depois da análise e tabulação dos resultados, organiza o perfil de leitura dos estudantes em níveis denominados como leitor de texto fluente, leitor de texto sem fluência, leitor de frase, leitor de palavras, leitor de sílaba e não leitor.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a
organização do trabalho realizado com a aplicação do teste de fluência é pautada no pensamento de que fluência verbal é entender que a
alfabetização vai além da decodificação e codificação de letras. “É preciso investir nas habilidades leitoras, pois o que se entende por educação de qualidade é que o aluno tenha as competências necessárias para se comunicar, interagir e entender o mundo a sua volta”, afirma a pedagoga.