Secretaria Municipal de Agricultura recebe um automóvel para contribuir com o desenvolvimento da agroecologia no município

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria Municipal de Agricultura recebe da SEAG a doação de um automóvel para contribuir com o desenvolvimento da agroecologia no município. Nova Venécia tem um importante papel na agroecologia do Estado do Espírito Santo, somos o segundo maior produtor de orgânicos no estado. Dentre eles temos hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para o arroz, milho e feijão, e entre outros, com o resgate e preservação de espécies crioulas. Inclusive na produção de café conilon orgânico, onde somos o maior produtor do Estado. Atualmente o município possui cerca de 46 famílias produzindo alimentos orgânicos, gerando e comercializando cerca de 400 toneladas de produtos ao ano. No município ainda temos aproximadamente 20 famílias produtoras que estão passando pelo processo de transição.

Como destaque o município conta com a Associação Veneciana de Agroecologia, que surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizar, para um melhor desenvolvimento, desde a produção até a comercialização destes produtos. Fundada em 2004 a associação conta atualmente com 26 associados, que cultivam de forma orgânica os mais variados produtos. E ainda contam com uma loja comunitária, o Universo Orgânico onde os produtos da associação também são comercializados.

Ressalta-se também o fortalecimento da comercialização do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, onde a Associação dos Orgânicos participa com 36 produtos, só neste ano o contrato com a Associação dos Orgânicos passa de 860 mil reais em produtos orgânicos oferecidos para a alimentação escolar do município, atendendo mais de 7.200 alunos.

Como prioridade para o fortalecimento da agroecologia no município, destacamos a necessidade de investimentos. Neste sentido, foi solicitado ao Governo do Estado um automóvel para contribuir com o desenvolvimento da agroecologia em Nova Venécia, o mesmo auxiliará nas demandas agroecológicas, principalmente para as visitas de assistência técnica, sendo esta uma asistência própria e apropriada para as famílias agroecológicas de forma a trazer mais adesão para a produção orgânica. O veículo foi solicitado pela Secretaria Municipal de Agricultura no final do ano passado, e já foi entregue nos primeiros meses deste ano.