Secretaria de Meio Ambiente e grupo “Amigos do Rio” realizou ação ecológica no rio Cricaré neste último sábado (08)

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o grupo “Amigos do Rio”, realizou neste último sábado, (08), trabalhos de limpeza superficial no rio Cricaré, serviço executado de forma manual resultou na completa remoção de sacos de lixo e outros resíduos que ficaram acumulados sobre o leito e margens do rio, tivemos a participação de 8 caiaqueiros, 7 barcos e uma equipe de aproximadamente 35 pessoas, entre membros do grupo “Amigos do Rio” e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.

Foi disponibilizado uma van e um caminhão para levar os membros e os caiaques, onde foram percorridos inicialmente 4km até a Pedra da Coroa, enquanto os barqueiros subiram o rio por 4km fazendo a limpeza das margens, remoção de troncos e plantio de mudas para reflorestamento. Ao encerrar a ação foi servido um almoço para todos os participantes, como forma de agradecimento pelo serviço prestado.

O projeto “Amigos Cricaré” foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo “Amigos do Rio” (Membros da sociedade Civil) para desenvolver ações ecológicas de preservação e educação ambiental do rio Cricaré. Sendo assim, visa despertar na população a necessidade de destinar o lixo em locais apropriados de forma a não poluir o meio ambiente. É uma excelente oportunidade para a Prefeitura de Nova Venécia e sociedade local interagirem por um bem comum, que é a limpeza e reflorestamento das margens do rio, visando a preservação dos seus recursos hídricos e sua utilização de forma sustentável.

Teve como objetivo:
• Remoção do lixo seco (latas, vidros, pets) pneus e outros resíduos que foram descartados ilegalmente no Rio Cricaré, removendo em torno de 300kg ao todo.
• Plantio de 40 mudas de árvores nativas em vários pontos do percurso para colaborar com o reflorestamento.
• Diagnóstico feito pela CBH (Comitê de Bacias do Rio São Mateus) do percurso para fins de observação aos instrumentos de gestão de recursos Hídricos e reflorestamento.

ASCOM / PMNV