Renegociação de dívidas aos produtores rurais de Nova Venécia

A Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, participou na manhã da última sexta-feira (7), da reunião para renegociação de dívidas para os produtores rurais promovida pelo Banco do Nordeste (BNB) em parceria com a Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES), o Sindicato Patronal, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão.

A equipe da Secretaria de Agricultura esteve presente apoiando a ação e ainda realizando cadastramento dos produtores para os diversos programas aos quais a pasta oferece, como o Cadastro Municipal de Produtores Rurais de Nova Venécia, Feira Livre e Vale-feira, Cadastro do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., Programa de Agroturismo, Programa do Milho, Projeto de Piscicultura, entre outros.

O intuito principal foi apresentar ao produtor familiar as novas regras para a renegociação de dívidas em atraso, conforme estabelece a lei de número 14.166 de 2021, que ampara os débitos no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO),  fazendo com que a renegociação junto às instituições financeiras eliminem multas e juros de acordo com a oferta do programa.

O Secretário Municipal de Agricultura do município ressaltou em sua fala que “o agricultor familiar não necessita somente do financiamento, mas também de assistência técnica para usufruir desse recurso com mais eficiência”.

Os produtores com financiamento em atraso podem procurar os Agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste para fazer a renegociação da dívida, ou as instituições parceiras como a Secretaria de Agricultura. “A renegociação e/ou a liquidação do financiamento em situação de inadimplência, proporciona aos produtores rurais, especialmente aos agricultores familiares, a oportunidade de regularizar sua situação junto ao Banco. É o Banco do Nordeste cumprindo o seu papel de instituição financeira de Desenvolvimento Regional”, salientou a Agente de Desenvolvimento da instituição.

É a Prefeitura de Nova Venécia e Secretaria Municipal de Agricultura trabalhando para o desenvolvimento no campo e na cidade.