Prefeitura de Nova Venécia orienta sobre a ligação correta da rede de esgoto

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Obras está destacando a importância da ligação correta da rede de esgoto nas residências.

Uma equipe da Secretaria fará uma ação de notificação em caráter de conscientização sobre a disponibilidade de adequação, para que seja feito a troca da rede de esgoto do município pela rede da Cesan. A ação visa realizar a orientação e melhorar a questão sanitária e ambiental.

A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) está disponibilizando a rede de interligação do esgotamento sanitário no município para atender os moradores venecianos. Para saber se a residência está apta para fazer a ligação, basta entrar no site da Cesan https://www.cesan.com.br/ Atendimento e Informações /Imóveis não ligados ao SES e, baixar a lista completa.

A Cesan poderá ser acionada para orientar a população sobre as obras e todo o processo de solicitação e interligação. Além disso, agentes orientadores da Prefeitura começarão a visitar as residências prestando informações sobre o funcionamento do sistema.

Além da despoluição, o serviço entregue à população contribuirá para o desenvolvimento do turismo e da cidade como um todo. Reduzirá ainda o índice de doenças de veiculação hídrica e o mau cheiro proveniente das “bocas de lobo” e a proliferação de ratos, insetos e mosquitos na cidade.

“A ação tem por objetivo orientar os moradores sobre a importância da ligação correta na rede de esgotamento sanitário adequada e, os inúmeros benefícios que a população tem quando todos os moradores aderem a esse serviço. Além das questões ambientais que são de suma importância, temos todos os benefícios sociais coletivos de melhoria de vida.”, destaca o responsável pela secretária de Obras.

Rede de esgoto da Cesan

A Cesan constrói a rede de esgoto e coloca o ponto de interligação na calçada do imóvel. Uma pequena obra deve ser feita pelo morador para interligar as instalações internas do imóvel à rede da Cesan. Para realizar a obra, o morador deve contratar um bombeiro hidráulico e informar à companhia após a interligação. Caso o imóvel ainda não tenha a “caixinha” na calçada, o morador deve verificar, pelo telefone 115, se o serviço está disponível para o imóvel e solicitar a instalação do ponto de interligação, que é feito gratuitamente pela Cesan. A chamada para o telefone 115 é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.