Prefeitura de Nova Venécia investe em piscicultura junto a produtor rural do município

O Município de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Agricultura, desenvolvem inúmeros projetos de assistência técnica junto a produtores rurais a fim de implementarem novas culturas e diversificar suas produções e consequentemente gerar mais renda as famílias e ao município.

Um caso de sucesso que a Secretaria vem acompanhando juntamente com o SEBRAE desde o início, é o do produtor Fernando Dalarme Lanes, do Assentamento Rodeio, interior de Nova Venécia.  Na pequena propriedade com dez hectares de área livre, o produtor tem mudado sua visão de produção, utilizando o sistema de piscicultura intensiva com sistema recirculação de água.

Nos fundos da propriedade um complexo sistemas de tanques e tubos faz acontecer todo o sistema sustentável que tem dado resultados gigantescos a família. Fernando, conta que no início, procurou a Secretaria de Agricultura, pois tinha dois pequenos tanques e gostaria de criar tilápias. A Secretaria juntamente com o SEBRAE, proporcionou ao produtor toda o suporte técnico para que o mesmo iniciasse sua produção.

Essa parceria já caminha para o seu terceiro ano, atualmente a propriedade conta com nove tanques de peixe e um sistema altamente sustentável de reaproveitamento de água, onde essa mesma água é reutilizada nas lavouras como a adubação de café.

Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, o produtor conseguirá gerar mensalmente uma tonelada de peixes (tilápias). Hoje o sistema gera 450 quilos de peixes por mês. Os filhotes são comprados e chegam na propriedade em forma de alevino pesando um grama, todo processo de engorda é feito com ração e outros tipos de alimentação gerada no próprio sistema sustentável.

A água utilizada para movimentar todo o sistema da piscicultura, fica em dois enormes tanques que tem a capacidade de armazenar até 45 mil litros de água. Toda essa água após passar pelo sistema, já enriquecida com a matéria orgânica produzida pelos peixes, vai para um sistema de tratamento, e por um sistema de irrigação chega até a plantação com 3.400 pés de café, irrigada e adubada somente com essa água do sistema, a capacidade de irrigação pode ser estendida até 20 mil pés de café.

A propriedade é acompanhada de perto pelo Técnico Agrícola Tertuliano Francischetto, que junto ao proprietário tem planos para aumentar o sistema da piscicultura e implantar o sistema de hidroponia, dentro da propriedade.

O Secretário de Agricultura do Município, ressaltou a importância deste tipo de projeto como uma forma de diversificação da cultura para o produtor; “O projeto piscicultura é um projeto pioneiro no município que vem demonstrando excelentes resultados, onde o produtor usa um pequeno espaço da propriedade para desenvolver o projeto e agrega uma renda extra para a propriedade. Projeto realizado pela Secretaria de Agricultura com parceira do Sebrae que pode ser oferecido para outros produtores. Disponibilizamos técnico para dar assistência a futuro interessado.”

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura no número 27 3752-9037

Equipe técnica da Secretaria de Agricultura junto aos produtores