Nova Venécia realiza 1º Torneio de Pesca do Bagre Africano no Rio Cricaré

O Grupo Amigos do Rio e a Prefeitura de Nova Venécia – por meio das Secretarias Municipais de Esportes, Meio Ambiente e Obras e Transportes, estão promovendo o 1º Torneio de Pesca do Bagre Africano no Rio Cricaré, tendo em disputa duas modalidades de pesca: o maior peixe – que será definido pelo peso e, também, o maior número de peixes retirados da água pelo competidor.

O evento acontecerá no dia 26 de novembro de 2023 (domingo), de 8h às 15h, entre a ponte do Centro (Cristiano Dias Lopes) e a 2ª ponte (Afonso Cremasco), na margem do rio ao lado da rodoviária. De acordo com o Regulamento Geral do evento, serão aceitas apenas 50 inscrições de pescadores, e que o participante, no ato de sua inscrição, deverá contribuir com, no mínimo, 02 kg de alimento não perecível (arroz, açúcar, feijão ou 2 latas de óleo), que será destinado a uma instituição veneciana.

A idade mínima para participar do torneio será de 10 (dez) anos comprovados, sendo que o participante menor de idade deverá estar acompanhado pelos pais ou responsável, sendo que o acompanhante maior deverá possuir um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis.

Segundo a coordenação da pescaria, o objetivo da competição é amenizar o impacto ambiental causado pela proliferação da espécie de peixe invasora e predatória (Bagre Africano), contribuindo para um melhor equilíbrio ambiental e aumentar a população das espécies nativas do Rio Cricaré. “Caso o pescador pegue outro tipo de peixe que não seja da espécie Bagre Africano, deverá soltálo novamente no rio, não podendo ser colocado no saco de pesagem do torneio”, esclarece o coordenador da Comissão Organizadora.

Os vencedores das duas modalidades receberão troféu e medalha (1º lugar) e medalhas (2º e 3º lugares). O interessado em realizar a inscrição para a pescaria ou se cadastrar para receber parte dos peixes pescados, deverá contatar a Secretaria Municipal de Esportes por meio do telefone (27)3752-9020 (Ginásio de Esportes “Getúlio Martins”) ou e-mail: [email protected].

O bagre africano é uma espécie grande, carnívora e muito resistente, semelhante à enguia, geralmente de coloração cinza escura ou preta nas costas, desbotando até uma barriga branca.