Nova Venécia oferta curso de robótica para alunos da rede municipal

Equipes da Secretaria Municipal de Educação e do Cefor-Ifes preparando a aula inaugural do Curso de Robótica - Corte de Lovelace.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Polo Universidade Aberta do Brasil (UaB), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, na próxima terça-feira (07), inicia às aulas do Curso de Robótica – Corte de Lovelace,  com a colaboração do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Universidade Aberta Capixaba – UnAC – do Governo do Estado.

O curso tem duração de dois meses e visa, além da aprendizagem sobre robótica e programação, ao cultivo de habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, que preparam os alunos para seu ingresso no mercado de trabalho.

Mais de 50 alunos da rede municipal de ensino já estão inscritos no curso. Três escolas municipais foram contempladas: EMEF São Cristóvão e EMEF Stanislaw Zucoloto, para a participação de alunos de 8º e 9º ano, e EMEF Dr. Adalton Santos também com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – com qualificação profissional. Todos, ao final, receberão certificado emitido pelo Cefor – Ifes.

As aulas acontecem no Polo Universidade Aberta do Brasil (UaB), localizado na Secretaria Municipal de Educação, no turno inverso de estudo dos alunos, três vezes por semana.

Os estudantes recebem, de forma gratuita, kits educacionais específicos para estudo de robótica, além de transporte, alimentação, uniforme e os outros materiais necessários para a capacitação.

O curso oferece ainda um estágio remunerado de três meses, no valor de R$ 200,00 mensais, aos 12 melhores projetos apresentados pelos alunos na conclusão da formação.

Segundo a coordenadora do Polo UAB, este curso representa não apenas um sonho, mas também um passo crucial na promoção do pensamento computacional, inclusão e tecnologia.

Para a secretária Municipal de Educação, a tecnologia faz parte da sociedade moderna, é fundamental que alunos estejam preparados para utilizá-la. “A tecnologia precisa chegar aos estudantes de forma crítica, criativa e responsável, para que saiam da escola já preparados para o ingresso no mundo do trabalho, por isso buscamos parcerias e inovação, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos”, ressalta.

Já o prefeito disse estar muito honrado de trazer o curso de robótica para Nova Venécia. “Essa articulação inédita do Polo Uab, em parceria com o Governo do Estado, vai proporcionar para os alunos do ensino regular e da EJA um curso de qualificação profissional, totalmente gratuito e com visão para o futuro”, comemorou o prefeito.

Kit de robótica que será utilizado nas aulas