EJA com qualificação profissional aborda a cultura africana na EMEF Dr Adalton Santos

A professora idealizadora do projeto junto aos alunos da primeira turma da EJA com qualificação profissional

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), apresenta o trabalho sobre cultura africana desenvolvido pela professora de história da EMEF Dr. Adalton Santos no período de 09 a 23 deste mês.

O trabalho, no formato de gincana, abordou todo o legado dos povos africanos no Brasil por meio da dança, música e culinária. Organizados em dois grupos, o verde e o amarelo, os estudantes apresentaram uma comida típica africana, uma dança, uma pintura corporal, um penteado, uma vestimenta, os quais exercem forte influência nos costumes brasileiros.

Uma entusiasta pelo ensino de história e pelo trabalho com adolescentes e jovens,  a professora Andréa dos Santos comemorou muito o resultado dos trabalhos. “Estou muito orgulhosa. Estou muito feliz, porque eles abraçaram com muito carinho e dedicação esse projeto. Eles arrasaram. Devemos nos orgulhar de ter como herança a cultura africana” contou a docente.

Para a secretária Municipal de Educação, o projeto valoriza a Educação de Jovens e Adultos e mostra como atividades diferenciadas atraem esse público. “Parabenizo a professora e os estudantes pela importante ação. O resgate de manifestações artísticas e culturais que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade e tudo que se refere ao assunto proporcianam o exercício da cidadania”, afirmou a gestora.

Uma estudante fez questão de deixar seu agradecimento à professora em nome da turma. “Estamos muito agradecidos por tudo que a professora fez por nós, sem ela a gente não teria conseguido fazer esse trabalho, com ele aprendemos a ter compromisso e sabemos que no próximo faremos muito melhor, estaremos craques, porque a professora é 10!”, disse a aluna.

Alunos se preparando para a gincana com pinturas corporais
Tranças e pinturas faciais fizeram parte dos trabalhos apresentados na EMEF Dr Adalton Santos
Roda de capoeira sendo apresentada pelos alunos durante a gincana