Diretores e supervisores escolares recebem orientações para mensurar dados da Avaliação Diagnóstica e de Fluência em Leitura

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) reuniu diretores e supervisores escolares, nesta segunda-feira, 21, a fim  de orientar estes profissionais quanto ao uso da plataforma do Fortalecimento de Aprendizagem e o resultado da Avaliação de Fluência em Leitura realizada por meio do programa Educar pra Valer (EpV), sendo estes os assuntos principais da pauta que contou também com outras demandas.

O Fortalecimento é composto por material didático complementar distribuído a todos os estudantes e também de atividades e avaliações que podem ser impressas a partir da sua plataforma. Durante a formação, foi informado aos profissionais sobre a primeira aferição que acontece no dia 1º de abril para as turmas de 1º ao 9º. As técnicas pedagógicas da Seme orientaram toda a logística necessária desde a aplicação à coleta de tratamento dos dados que compõem os resultados individuais, por turma, por escola e toda a rede. A conclusão dos trabalhos está prevista para o dia 7 de abril.

A articuladora do Educar pra Valer no Município apresentou o resultado da Avaliação de Fluência em Leitura aplicado entre 15 e 25 de fevereiro para todos os estudantes do 2º ao 5º ano da rede. A realização do teste, logo no início do ano letivo, tem a intenção de acompanhar o desempenho dos alunos. A avaliação traçou o perfil de leitura dos estudantes em níveis denominados leitor fluente, leitor de palavras, leitor sem fluência, leitor de sílaba, leitor de frase e não leitor. O segundo ano da rede iniciou o ano com o maior percentual no perfil de aluno não leitor; o terceiro, o quarto e o quinto anos, com perfil de aluno leitor sem fluência.

Para a articuladora, a pandemia com certeza é o fator de maior impacto para esse resultado. “Por isso estamos investindo em estratégias como Fortalecimento da Aprendizagem, a adesão ao programa Educar pra Valer e ao Pacto pela Alfabetização (Paes), o assessoramento, as aulas de redação, a formação de professores, todas essas ações estão alinhadas ao objetivo maior: a recuperação da aprendizagem” reforçou a técnica pedagógica.

Ainda foi pauta da formação orientações para que a escolas participem do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola que consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes das escolas públicas que aderirem ao Projeto do  MPT na Escola em todo o território nacional. Os trabalhos inscritos em 2022 devem abordar os temas Trabalho Infantil e Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. O MPT fornece material pedagógico para a participação no Projeto, que está disponível gratuitamente.  O Projeto será desenvolvido, no período de março a outubro, compreendendo da adesão das escolas à conclusão. A técnica pedagógica da Seme disse que as atividades propostas atendem aos Temas Integradores previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).