Copa Alento define campeões do futsal e handebol

Com o apoio da Prefeitura de Nova Venécia – por meio da Secretaria Municipal de Esportes, no último sábado (09), no Ginásio de Esportes Olímpico do Cricaré, aconteceu o encerramento da 3ª edição da Copa Alento de Futsal e a 2º Edição da Copa Alento de Handebol, ambas de Infanto juvenil 2023, promovidas pela Alento – Associação Esportiva e Cultural de Nova Venécia.

No futsal, foram quatro meses de competição, de agosto a dezembro, com 148 jogos realizados, envolvendo mais de 500 atletas, com idade entre 6 e 17 anos, contando com a participação de 14 equipes de 7 cidades da região, sendo elas: Alento (Nova Venécia), Palestra (Nova Venécia), Mais Que Atleta (Km 35 – São Mateus), Brasiliense (Montanha), HR Sports (Barra de São Francisco) , PROPAF (Pinheiros), Brasiliense (Montanha), Ecoporanga, Barra de São Francisco, Atlético da Ilha (Guriri – São Mateus), Projeto Viva Esperança (São Mateus), Assopais (São Gabriel da Palha), FAL (São Mateus) e  CDE Futsal (São Gabriel da Palha). Os campeões foram:

Categoria Sub 7: HR SPORTS (1º lugar), FAL (2º Lugar), Palestra (3º Lugar

Categoria Sub 9: Palestra (1º Lugar), FAL (2º Lugar), Assopais (3º Lugar);

Categoria Sub 11: Ecoporanga (1º Lugar), Assopais (2º Lugar), FAL (3º Lugar);

Categoria Sub 13: Brasiliense (1º Lugar), Alento (2º Lugar), Assopais (3º Lugar);

Sub 15: PROPAF (1º Lugar), Brasiliense (2º Lugar), Assopais (3º Lugar);

Sub 17: Barra de São Francisco (1º Lugar), Brasiliense (2º Lugar), Atlético da Ilha (3º Lugar)

Já no handebol, participaram as equipes Alento (Nova Venécia), AHV (Nova Venécia) e Ecoporanga Handebol (Ecoporanga). A competição reuniu mais de 150 atletas, com idade entre 6 e 17 anos,  nas categorias Mini/Mirim, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, nas categorias masculino e feminino, sagrando campeãs as seguintes equipes:

Mini / Mirim: Alento (1º Lugar), Ecoporanga Handebol (2º Lugar);

Sub-11 Feminino: AHV (1º Lugar), Alento (2º Lugar);

Sub-13 Masculino: AHV (1º Lugar), Ecoporanga HAndebol (2º Lugar);

Sub-15 Feminino: Alento (1º Lugar), Ecoporanga Handebol (2º Lugar), AHV (3º Lugar).

Sub-17 Feminino:  Ecoporanga Handebol (1º Lugar),  Alento (2º Lugar). A professora de Educação Física e presidente da Alento – Associação Esportiva e Cultural de Nova Venécia, Elaine Oliveira dos Santos, declarou que tem muito orgulho de ter realizado a

Copa com tanto sucesso. “Foram dias maravilhosos, de muita integração e socialização entre as equipes, uma troca de experiência muito boa entre os atletas. Conseguimos movimentar equipes que trabalham com importantes projetos sociais na região, atendendo centenas de crianças que necessitam de nossa atenção. Somos todos vitoriosos”, enfatizou Elaine.

A Alento, que funciona há 13 anos na quadra da EMEF Bairro Altoé e Campo de Futebol do Bairro Dom José Dalvit, atualmente possui 220 alunos matriculados – meninos e meninas, com a maioria proveniente dos bairros Altoé, Dalvit e Aeroporto, mas, o projeto atende crianças e adolescentes de todos os bairros do município. É coordenada pelas professoras de Educação Física Elaine Oliveira e Karinna Assis, e busca através das práticas esportivas futsal, handebol e futebol de campo e culturais, conscientizar crianças e adolescentes, meninos e meninas com idade entre 5 e 17 anos, sobre a importância do respeito e amor ao próximo, do compromisso com os estudos e dos limites dentro e fora da escola.