XV Fórum Estadual Ordinário da Undime debate sobre segurança nas escolas

O Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, acompanhada de técnicas pedagógicas da SEME

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), nos dias, 03, 04 e 05 de Abril, esteve presente ao XV Fórum Estadual Ordinário da Undime – União de Dirigentes Municipais. O objetivo do fórum são os “Desafios e possibilidades para garantia da Educação Pública com qualidade e equidade”. Duas técnicas da SEME acompanharam a Secretária Municipal de Educação, que esteve representando o Município em Guarapari, onde ocorreu o evento.

Na mesa redonda do segundo dia, o assunto segurança nas escolas ocupou grande parte das discussões do Fórum. Com a participação do Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, a procuradora Drª Maria Cristina Pimentel, o Delegado Dr. Paulo Amaral, houve a apresentação do trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê Integrado de Segurança Escolar, criado pelo Governo do Estado, em uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Segurança (SESP) e Educação (SEDU), voltado para o desenvolvimento de ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. O comitê é formado por 15 grupos temáticos, criados com o objetivo de direcionar os esforços de todos.

Em sua participação sobre o tema, a Secretária Municipal de Educação explicou que o Município tem uma parceria com a Polícia Militar, em que ações como ronda nas escolas e visitas tranquilizadoras são realizadas diariamente. “As discussões têm avançado para que se tornem políticas públicas e fortaleçam os municípios nessa que é uma demanda não só da educação. Lembrou da necessidade da retomada de programas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd -, que consistia em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família” disse a gestora.

A Secretária disse ainda que está em alinhamento das ações para o inicio, no município, do programa Papo de Responsa, que é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.

Durante o Fórum, os membros fizeram a aprovação do regimento e especialistas em educação de todo o país partilharam seus conhecimentos por meio de palestras e mesas redondas, com os mais variados temas como “Equidade: Um pilar fundamental para reconhecer o direito de todos à educação de qualidade” com Silvia Carla Nascimento; “O que é preciso para ser um bom Diretor Escolar e contribuir com o processo de aprendizagem?”, Diego Buffolo Portinho; “Busca Ativa Escolar: Enfrentamento à evasão escolar”, com Daniella Rocha; “Gestão da Educação Pública: Processo de licitação e contratos”, com Dr. Renato Pereira; “Financiamento da Educação: O que muda com a nova Lei do FUNDEB? Alêssio Costa Lima; e o “Planejamento e Gestão: a incrível magia da união”, com Daimir Sant’Anna.

Participação da Secretária Municipal de Educação no debate sobre segurança nas escolas

Delegado de polícia, Dr. Paulo Amaral, do Comitê Integrado de Segurança Escolar do Governo do Estado

A procuradora Drª Maria Cristina Pimentel, dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE)

Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia e técnicas pedagógicas da SEME no segundo dia de Fórum

Técnicas da SEME ladeando a palestrante Silvia Carla Nascimento durante os estudos no primeiro dia do Fórum