Vigilância Epidemiológica inicia atendimento a casos de Esporotricose em felinos

A doença atinge tanto animais, quanto seres humanos. A equipe responsável de zoonoses do município buscará o monitoramento e a prevenção da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, através da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta segunda-feira (08) o atendimento a casos felinos de Esporotricose.

A Esporotricose é uma zoonose causada pelos fungos do complexo Sporothrix schenckii, podendo acometer humanos e felinos, principalmente, causando feridas na pele. Era conhecida popularmente como “doença do jardineiro” devido ao fato de o fungo ser proveniente do solo, a pessoa pode se infectar ao ter contato com terra ou espinhos contaminados.

De alguns anos para cá, os gatos passaram a ter importante papel na disseminação da doença, uma vez que por terem contato com o solo ao enterrar seus dejetos, acabam albergando o fungo em suas garras, podendo transmitir a outros gatos através de brigas, ou até mesmo para o ser humano através de arranhadura ou do contato com as feridas causadas pelo Sporothrix.

A médica veterinária do setor de Vigilância Epidemiológica, Maria Guadalupe Dias, informou que Secretaria Municipal de Saúde agora oferece atendimento, diagnóstico e tratamento para os felinos acometidos com a doença: “É muito importante frisar que a Esporotricose tem tratamento, que agora será fornecido aos humanos e felinos pela Secretaria Municipal de Saúde, após o correto diagnóstico da doença e acompanhamento do paciente. Não devemos abandonar ou até mesmo sacrificar um animal que tem possibilidade de cura, mesmo porque isso não resolveria o problema. Um animal com Esporotricose abandonado ou enterrado de qualquer forma continua disseminando o fungo pelo ambiente“, disse a médica veterinária.

O atendimento humano ocorre normalmente através das Unidades de Saúde da Família a qual o paciente faz parte. Os atendimentos aos felinos com suspeita da doença serão realizados mediante a agendamento prévio através do telefone 3772-6873, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 09h às 13h, com a médica veterinária. “O paciente felino com suspeita de Esporotricose será atendido e acompanhado pela equipe responsável pelas Zoonoses até sua cura. Nosso objetivo é prevenir a disseminação da doença para os seres humanos e para outros animais.”, completa a médica veterinária.