Unidades de Ensino recebem ações do Programa Saúde na Escola

Profissionais de Odontologia em palestra sobre saúde bucal na EMEF Drº Renato Araújo Maia

As escolas da rede municipal de ensino têm recebido os profissionais de saúde para execução das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Em parceria, as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Nova Venécia desenvolvem, nas Unidades de Ensino, palestras/ações sobre Combate ao mosquito Aedes Aegypti; Promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Prevenção e Avaliação de Saúde Bucal e aplicação de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de ISTs/AIDS; Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e Prevenção à Covid-19 nas escolas de acordo com a faixa etária dos estudantes.

No dia 05 de outubro foi a vez da EMEF Bairro Altoé receber a Equipe de Saúde do Programa (PSE) composta por enfermeiros e estudantes de Enfermagem da Faculdade Multivix para ministrar palestras com temas sobre Dengue, Covid-19 e Promoção da Cultura da Paz, Cidadania e Direitos Humanos. “Foi gratificante. Um trabalho muito válido. Nossos alunos estavam mesmo precisando dessa abordagem com profissionais especializados.” agradeceu a diretora.

A EMEF Drº Renato Araújo Maia trabalhou as questões de Saúde Bucal junto ao Programa. “De forma lúdica, com muitos materiais concretos, os profissionais explicaram como prevenir cáries tendo uma alimentação saudável e fazendo uma boa higiene. Tudo maravilhoso” informou a diretora.

Com palestras e outras atividades sobre Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, Prevenção e Avaliação de Saúde Bucal e Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, o Programa Saúde na Escola (PSE) esteve no CMEI Maria Pereira Carrasco.

No CMEI Luzia Alves de Lima e na EMEF Marina Campanhole o PSE seguiu com as ações sobre Prevenção e Avaliação de Saúde Bucal, na EMEIEF Francisco Secchim, trabalhou as temáticas de combate ao mosquito Aedes Aegypti e Prevenção à Covid-19 e, no CMEI Vicente Scardini, com a Prevenção à Covid-19.

O município fez adesão, por meio das referidas Secretarias, desde janeiro de 2021, pois o PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituída desde 2007. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.