Prefeito tem agenda de trabalho in loco nas escolas

Primeira na agenda, os alunos da EMEIEF Francisco Sechim recebem o do prefeito em sua agenda de trabalho

Desde agosto, o Prefeito de Nova Venécia vem cumprindo uma agenda de trabalho específica nas escolas do município, com objetivo de monitorar e avaliar o desenvolvimento do planejamento do ano letivo de 2021 e ouvir os profissionais da educação para a elaboração do planejamento de 2022.

Sempre acompanhado da secretária municipal de educação, desde então, o prefeito já percorreu 11 escolas, entre unidades da educação infantil e do ensino fundamental, localizadas no campo e na cidade, levando uma proposta de escuta e interação sobre os assuntos ligados à educação.

A agenda teve início no dia 23 de agosto, na comunidade de Cristalina. Na ocasião, o prefeito fez a abertura do ano letivo presencial e verificou os trabalhos de reparo no prédio compartilhado entre Estado e Município na EMEIEF Francisco Secchim.

A EMEIEF Lourdes Scardini foi a segunda escola a receber o chefe do executivo. No dia 09 de setembro, a Unidade de Ensino estava realizando a culminância do seu Projeto Feira Olímpica e Paralímpica e teve o prefeito e a secretária entre seus convidados ilustres.

Aproveitando as comemorações do Dia da Árvore, o prefeito esteve na EMEF Veneciano, no dia 21 de setembro, e fez o plantio de ipês. Seguiu sua agenda de diálogo com os profissionais da educação e conheceu melhor as dependências da escola e seus desafios.

O prefeito esteve também no CMEITI Idalina Maria Machado Fiel, no dia 27 de setembro, dia em que as creches retomaram as aulas presenciais, depois de longos meses de distanciamento social. À noite, a EMEF Bairro Altoé recebeu o prefeito para apresentação da proposta da oferta do ensino fundamental em tempo integral.

No dia 28 de setembro, o prefeito foi à EMEF Stanislaw Zucoloto e inaugurou a Sala de Recursos Especializados para Surdos, além de realizar sua agenda de escuta e conversa com os profissionais. Em seguida, se dirigiu ao CMEITI Maria Caliman Lobo, onde também estava iniciando as aulas presenciais para crianças de 0 a 03 anos, e participou deste momento.

Em 29 de setembro, o prefeito passou o dia na EMEF Tito Santos Neves, uma agenda mais extensa, visto que se trata da maior escola do município em número de alunos – 812 -, inclusive funcionando em dois endereços distintos, um no Bairro Rúbia, outro no Flora Park.

Na manhã do dia 05 de outubro, foi a vez de duas escolas de educação infantil participarem da agenda de trabalho do prefeito, CMEI Odorico Domingos e CMEITI Antônio Barbosa Sena Junior, e uma do ensino fundamental, a EMEF Maria Rodrigues Leite. Ao chegar nas escolas da educação infantil, o prefeito encontrou crianças e professores envolvidos em homenagens ao Dia das Crianças e participou das comemorações adaptadas para atender os protocolos de segurança. No ensino fundamental, o prefeito lanchou com os professores, enquanto conversaram sobre as perspectivas para educação nos próximos anos.

“Está sendo um trabalho de escuta, de coleta e, principalmente, de muito aprendizado. Acredito que não há lugar melhor para compreender as demandas da educação do que no próprio chão da escola. É lá que a aprendizagem acontece e nós precisamos dar todo suporte necessário”. afirmou o prefeito, que tem parabenizado muito os profissionais da educação. “Estou muito satisfeito, por onde passo, só encontro gente de muita garra, comprometida com todos os serviços prestados, da aprendizagem, à organização da sala de aula, à limpeza, à qualidade da merenda e aos cuidados com as crianças, o que me deixou ainda mais entusiasmado em continuar a realizar esta agenda”. completou.