Terceira formação da Educação Especial e Inclusiva tem foco na Educação Infantil

A Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia e a Equipe de Coordenação da Educação Especial da Seme com as professoras da formação.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade à formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia, realizou seu terceiro encontro, nesta terça-feira, 20, com o tema “Diálogo entre a Educação Infantil e a Educação Especial: Um olhar a partir da Perspectiva da formação de Professores.”

Participaram, deste momento, técnicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, pais de alunos, professores, cuidadores, supervisores, diretores das unidades de ensino e representantes da sociedade civil. Os estudos, que estão sendo conduzidos pela professora, contaram com a contribuição da palestrante do dia: a professora de São Mateus, mestra em educação, Keila Cristina Belo da Silva Oliveira, especialista em educação com experiência em educação infantil e educação especial.

A palestrante discorreu sobre o protagonismo da Educação Infantil na Educação Especial e a apropriação do conhecimento para que a educação seja transformadora de vidas. Fizeram parte das discussões também temas como a linguagem infantil, a intencionalidade pedagógica no ambiente escolar e sobre como o tempo livre de brincadeira da criança pode ser o melhor momento de observação e oportunidade de avaliar a criança.

A formação teve como objetivo a reflexão sobre a diversidade humana na perspectiva da inclusão escolar, levando os envolvidos a assumirem uma postura de respeito às diferenças tanto no espaço escolar quanto na sociedade como uma situação que faz parte da vida e não uma situação que impede o convívio social e a aprendizagem, para os princípios da educação inclusiva, em que a escola deve ser concebida como um espaço aberto à diversidade, onde todos os profissionais assumem o comprometimento individual e coletivo, a idealização de uma escola que realiza seus trabalhos de forma aberta e reflexiva, em combate ao preconceito velado, com valorização da diversidade humana.

As orientações defendidas visam a assegurar a promoção de um ensino de qualidade para todas as crianças, tendo a escola como espaço de organização e transformação, no sentido de acolher as diferenças presentes no contexto social e escolar, o que exige dos educadores a adoção de uma prática educativa que contemple a todos, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

Os estudos seguiram a dinâmica de grupos de trabalhos divididos pelos subtemas: Concepção do Sujeito (na Educação Infantil), Socialização, Papel do Professor, Interação Família/Escola – Concepção de Interação, O Aluno como Sujeito da Escola e Brincadeira, com a intermediação da professora Ariadna e da palestrante Keila e posteriormente foram socializados e consolidados por todos os envolvidos.

A secretária municipal de educação de Nova Venécia disse que a Educação Especial, dentro da Infantil, tem muitos desafios a serem rompidos ainda, desde o educar, ensinar, cuidar ao brincar, mas o maior desafio está nas práticas pedagógicas, nesse quesito, precisamos avançar muito em questões como materiais didáticos pedagógicos, Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contra turno e formação de professores. “Como professora, sei que nossa formação inicial não é suficiente para atender as necessidades pedagógicas da Educação Especial, deixando muitas lacunas, por isso nossa preocupação em ofertar a formação continuada.” concluiu a secretária.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia