Técnicos da Secretaria de Educação participam de encontro das Escolas Cívicos-Militares em Vila Velha/ES

Na última terça-feira (05), uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme) e o ponto focal do município participaram de um encontro na cidade de Vila Velha/ES, com o diretor de políticas para Escolas Cívicos-Militares do Ministério da Educação (MEC), para orientações técnicas para a  implantação das unidades escolares.

Na pauta, estava a importância da Escola Cívico-Militar (ECIM)  em buscar a excelência nos seus três tipos de gestão: a Didático-Pedagógica, que tem por objetivo potencializar redes de apoio, planejamento estratégico, projetos valores, monitoramento e certificação; a Administrativa, de alcançar por meio de ações que contemplem a administração de forma sustentável e transparente, nas áreas de pessoal, serviços gerais, material, patrimônio e finanças; e na Educacional, o de  desenvolver comportamentos, valores e atitudes dos alunos e de seu preparo para o exercício da cidadania.

O Programa Escola Cívico Militar (PECIM) representa um modelo de gestão escolar,  baseado nos padrões de ensino adotados pelos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros, adequado para escolas com alunos em situação de vulnerabilidade social.

Durante sua fala, o diretor do Programa destacou a relevância do modelo das escolas e o resgate de valores junto às novas gerações, preparando-os para serem protagonistas de sua própria história. “Apesar de ainda ser cedo para mensurar impactos do Pecim, mas baseados em relatos de prefeitos e diretores, é possível perceber o aumento pela procura de vagas nas escolas e  as questões de abandono, evasão e de violência escolar, já não são mais as principais preocupações, o que, a nosso ver, demonstra o acerto dessa iniciativa”, complementa.

Na oportunidade, ele ainda anunciou a abertura do curso de pós-graduação reconhecido pela Capes em Gestão Educacional – para diretores e coordenadores e em Metodologias Ativas para professores que estiverem atuando nas ECIMs  e o Curso Educação por Valores e Integridade (Cevin),  todos serão disponibilizados no AVAMEC no segundo semestre.

Além dos representantes de Nova Venécia, outros municípios que fizeram adesão ao programa, também estiveram presentes, entre eles,  Marataízes, São Gabriel da Palha, Montanha, Cariacica e Sooretama.
O encontro aconteceu na UMEF Ilha de Jussara, em Vila Velha/ES, unidade modelo do PECIM no estado. Os convidados foram recepcionados ao som da  banda marcial composta por  alunos da escola.

“A participação do nosso ponto focal nesse momento, contribuiu ainda mais para o alinhamento de ações que estamos adotando em nosso município para que consigamos implementar a Escola Cívico-Militar Veneciana”, disse o representante da secretaria municipal de educação de Nova Venécia.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia