Serviço de Abordagem do CREAS de Nova Venécia conta mais uma história de sucesso

A Prefeitura de Nova Venécia através do Serviço de Abordagem do CREAS do município vem realizando de forma efetiva o acolhimento e da população em situação de rua presentes no município.

O trabalho vai muito além do acolhimento, de forma constante o Serviço de abordagem faz o possível para que essas pessoas sejam novamente inseridas no âmbito familiar, encaminhando para a cidade de origem e acompanhando alguns dos casos.

Um dos últimos casos que o CREAS trata como um case de sucesso foi o caso do Pedro Dias Figueiredo, de 57 anos, que no último dia 20 pode reencontrar com a família depois de anos sem os ver.
Pedro constituiu família em Nova Venécia, teve esposa, filho e após enfrentar a separação acabou indo parar em situação de rua, foram mais de dezesseis anos nesta situação. Como agravante, Pedro se tornou dependente químico do álcool o que dificultava sua interação social e ressocialização com a família.

Entre idas e vindas, Pedro passou por diversas vezes em clínicas de reabilitação, mas como não era feito um acompanhamento sempre retornava para as ruas. Na última abordagem, Pedro novamente foi para a clínica e saiu de lá com uma nova história a ser escrita.

A equipe do serviço de abordagem, conseguiu contato com a irmã de Pedro que mora em Mucuri – BA e conseguiu que a irmã acolhesse neste momento e acompanhasse junto com ele esse processo de evolução.

Em conversa com a equipe do CREAS, Maria de Lurdes lima Ribeiro, irmã de Pedro relatou como é difícil a situação ao qual estavam vivendo em ver o irmão nas ruas: : “Às vezes quem tá de fora do problemas acha que é muito fácil. Até mesmo pensa que a família não se importa. Porém não é o meu caso, eu já tentei várias vezes ajudar ele (Pedro) a sair dessa situação. Nunca esqueço dele quando está na rua penso que tenho uma cama tenho o alimento e não sei como ele está e muito triste para mim.

Para que não aconteça de Pedro voltar novamente para as ruas, todo um serviço de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar foi montado através da articulação com as outras unidades do CREAS, contando com apoio psicológico, médico e uma equipe de profissionais para que possa se recuperar e ser novamente inserido a sociedade e ao mercado de trabalho.

No período em que permaneceu no processo de reabilitação, aprendeu a trabalhar com a confecção de artesanato e hoje passa os seus dias desenvolvendo essa habilidade tendo como matéria prima jornais e revistas velhas.

Em seu depoimento Pedro afirma que agora a vida será outra: “Não é hora de voltar a rua e ficar perambulando por aí, hoje tenho cama para dormir, lugar para tomar banho e alimentação. Na clínica onde eu estava, aprendi a fazer artesanatos e vou continuar fazendo por aqui. O pessoal da clínica, liga para mim perguntando da minha saúde e para eu não esquecer que o tratamento vai continuar aqui no CAPS de Mucuri” ressaltou.

Uma das preocupações de Pedro é em cuidar da mãe, que está idosa e precisa de cuidados: “Vou ajudar cuidar da minha mãe e estou muito alegre por toda ajuda que eu recebi, estou voltando da Igreja com minha irmã e meu cunhado e fui agradecer nas orações o trabalho maravilhoso que recebi de vocês que sempre me abordaram com muito carinho, educação e respeito. Sou muito agradecido disse Pedro a Irani Tomé Vieira, responsável pelo Serviço de Abordagem do município de Nova Venécia.”

Esse tipo de história reforça o compromisso que temos com toda a população.