Seme participa de Workshop promovido pela Superintendência Regional  de Educação de Nova Venécia

Momento de boas-vindas aos representantes dos municípios que compõem a Regional

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou, com os profissionais da rede municipal, do 3º Workshop Gestão Pedagógica e Fluência – Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) e Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), realizado pela Superintendência Regional de Educação (SRE) do município veneciano, na última terça-feira (06).

O encontro reuniu vários representantes de 9 cidades que fazem parte da regional:  Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha.

A pauta do evento contou com palestras sobre os temas: Potencializando saberes componentes integradores  da parte diversificada da organização curricular da educação em tempo integral e Relatório avaliação da fluência em leitura em 2022.

O objetivo do encontro é avaliar as boas práticas no processo de alfabetização dos alunos das redes municipal e estadual, com apresentação de práticas exitosas realizadas pelos professores da EMEFTI Bem Viver do município de  São Gabriel da Palha e participação das professoras, do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel e do CMEI Odorico Domingos, ambos de Nova Venécia, com contação de histórias.

“Com o impacto da pandemia, nossos alunos e  professores não são mais os mesmos, então precisamos criar mecanismos para recuperar essa “defasagem”, e o teste de fluência do Paes, por exemplo, foi de grande importância para esse processo. No caso do nosso município, temos também a parceria com o  Programa Educar pra Valer, com formação da equipe e monitoramento. Implantamos ainda o assessoramento pedagógico que é verificar  in loco como está o trabalho nas unidades de ensino”, disse  a secretária Municipal de Educação.

Ela pontua também a importância do Workshop, a organização da SRE por meio da assessoria do Regime de Colaboração do Paes e do Proeti, da regional. “Esse momento de avaliar é uma oportunidade ímpar, compartilhar experiências com outros municípios outras ações, projetos e iniciativas que fizeram diferença nas redes para que juntos, de forma articulada e integrada, possamos nos ajudar, nos dar as mãos e é isso que vai fazer com que os resultados do nosso Estado cresça”, finaliza.

A assessora do Regime de Colaboração do Paes/Proeti da SRE do município veneciano entre as professoras do município de Nova Venécia