Seis unidades de ensino da rede municipal de Nova Venécia passam para a fase estadual do Projeto MPT na Escola

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil, com 18 unidades de ensino fundamental anos iniciais e finais do município, destas, 7 foram para a fase estadual.

As escolas disputaram em 4 categorias: conto, poesia, desenho e música. A EMEF Tito dos Santos Neves foi classificada na categoria desenho, EMEF Veneciano, em poesia, EMEF Dr Adalton Santos, em música, EMEF Profª Claudina Barbosa, em poesia e música, e as escolas do campo EMEIEF Francisco Secchim e Santa Rosa da Cachoeirinha, em conto.

O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil, que mais se aproximaram da temática. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

Segundo a coordenadora municipal, o projeto  foi idealizado a partir dos eixos políticas públicas, educação e profissionalização em todo o país, com o objetivo de  levar uma ampla discussão sobre o tema. Atividades lúdicas e palestras  fazem parte do programa.

O Prêmio é nacional e passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos selecionados na primeira etapa junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Alunos  da rede municipal de ensino durante a execução do trabalho, na categoria desenho.

Aluno da EMEF Dr Adalton Santos escrevendo  poesia sobre o tema Trabalho Infantil