Segunda-feira, 08 de novembro, acontece o fim do revezamento de estudantes nas escolas de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Decreto Nº17.029, de 27 de outubro de 2021, instituiu o retorno às aulas presenciais com atendimento de 100% dos alunos em todas as escolas da rede municipal a partir de a partir de segunda-feira, 08 de novembro.

As Unidades de Ensino promoveram, durante toda a semana, Reunião de Pais para informar sobre e como se dará o retorno dos estudantes para as escolas sem revezamento. As reuniões trataram sobre pontos importantes do Plano de Retomada de 2021.

A segurança é fator primordial, foram relembradas as medidas de biossegurança, presentes na Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, que devem continuar sendo cumpridas e  informadas aos pais e responsáveis o teor da nova Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 07 – R, portanto o uso de máscaras, a higienização dos ambientes, o uso do álcool, o distanciamento no horário do recreio, a disposição de termômetros para aferir a temperatura, o uso da garrafinha individual, o não compartilhamento de materiais permanecem e as escolas da rede voltam a receber todos os alunos em suas dependências, mas retorno presencial é facultativo para estudantes com comorbidades ou deficiências. Para o Transporte Escolar, as medidas não se diferenciam muito, os estudantes poderão sentar lado a lado e o uso de máscara e do álcool continua.

A testagem e vacinação dos estudantes foram também assuntos em pauta.  A Secretaria de Saúde fará a cobertura vacinal dos profissionais da educação e dos alunos entre 12 e 17 anos em ambiente escolar, desde que autorizadas pelos pais ou responsáveis, além de realizar a testagem em 20% dos estudantes em cada Escola.

Do ponto de vista pedagógico, o processo de ensino-aprendizagem é o que mais preocupa a todos, por isso muitas ações já foram planejadas e vêm sendo colocadas em prática pelas Equipes da Seme e das Unidades de Ensino, como a aplicação de Avaliações Diagnósticas, a análise dos Resultados dessas avaliações, a construção do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) pelos professores, no qual são estabelecidos os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos e que ainda não foram aprendidos, necessitando assim, serem retomados.

A participação das famílias foi satisfatória, segundo relatos dos diretores escolares. “O comparecimento da maioria dos pais e responsáveis nas reuniões comprova o anseio das famílias em contribuir e ser parceiro da escola nessa retomada totalmente presencial, para, juntos, encararmos todos os desafios” declarou uma das diretoras escolares.

EMEF VENECIANO / EMEIEF FRANCISCO SECCHIM / EMEIEF REGINA ALVES DUTRA / EMEF “PROF.ª MARIA RODRIGUES LEITE

CMEI VERA LÚCIA GALVÃO / CMEI ANTÔNIO BARBOSA SENA JÚNIOR / CMEI ODORICO DOMINGOS / CMEITI MARIA LUÍSA DIAS PESTANA SANTOS

CMEI LUZIA ALVES DE LIMA / CMEITI IDALINA MARIA MACHADO FIEL / CMEI VICENTE SCARDINI / CMEITI MARIA CALIMAN LOBO

EMEIEF FRANCISCO TAVARES RENES / EMEF DR. RENATO ARAÚJO MAIA / EMEF TITO SANTOS NEVES / EMEF CEDROLÂNDIA