Sectur realiza entrevistas sobre Musicoterapia e Ansiedade para o Setembro Amarelo

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha realiza entrevistas sobre “Musicoterapia” e “Ansiedade” em homenagem ao setembro amarelo.
Aderindo a essa campanha, está sendo disponibilizado um bate papo com o psicólogo Janderson Silva, falando sobre a música como terapia e a psicóloga Natiele da Cruz Pereira que explica sobre a Ansiedade.
Setembro Amarelo é uma iniciativa do centro de valorização da vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Setembro Amarelo

A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) , instituiu o dia 10 de Setembro para ser o dia de prevenção do suicídio. O amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade a causa.

Assista as entrevistas: