Secretarias desenvolvem projeto voltado a moradores de rua de Nova Venécia.

Na data de ontem, 21/09, foi feito o Lançamento do Projeto Municipal ¨Cuidar, Acolher e Humanizar¨, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde do Município de Nova Venécia – ES, essa proposta visa assistir os moradores de rua no que integra a saúde física, mental e Biológica. Este trabalho é uma ramificação do Serviço de ABORDAGEM SOCIAL.

Constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários que vivem em condições de maior vulnerabilidade social – o Morador de Rua. O projeto busca efetivar a equidade e o acesso a ações e serviços Públicos para uma população sem domicílio fixo dentro de um sistema baseado essencialmente na adscrição territorial da população.

Os atendimentos são prestados nas bases da Saúde e no contexto Social, de forma itinerante dentro do município. Outro elemento imprescindível neste projeto com a população em situação de rua é a construção de vínculos por meio do diálogo, dos cuidados e da escuta atenta das demandas existentes entre as pessoas atendidas.

Nesse sentido, as equipes reconhecem que essas atividades realizadas na rua permitem com que os atendidos sintam-se mais à vontade para a participação e construção desse relacionamento proveitoso, como uma via de mão dupla em termos de aprendizado e conhecimento.
As ações de saúde e de Assistência Social, realizadas no cotidiano de trabalho das equipes buscam identificar as demandas dos moradores da rua numa abordagem integral e articulada à rede de Serviço Publica Municipal.