Secretaria Municipal de Meio Ambiente encerra ciclo da semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de meio Ambiente realizou a “I Jornada do Meio Ambiente” no qual contou com o ciclo de palestras nas escolas, Feira e encerrando com a CaminhAPA (subida à Pedra do Elefante).

Em homenagem a Semana Nacional do Meio Ambiente, que aconteceu do dia 30 de maio à 04 de junho a sociedade Veneciana foi contemplada com a “I Jornada do Meio Ambiente”, que trouxe uma programação recheada de atrações.

Para começar, as escolas municipais EMEF Veneciano e EMEFTI Bairro Altoé abriram as portas na segunda-feira (30) para o primeiro dia do Ciclo de Palestras que foi conduzido pelo palestrante convidado Cristiano Elias Bastianele com o tema “A Importância da Coleta Seletiva” que também é Presidente da ASCANOV _ ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE NOVA VENÉCIA. Já na última terça-feira (31) o segundo dia do Ciclo de Palestras aconteceu no IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) onde teve a participação de estudantes do próprio instituto e da escola EEEM Dom Daniel Comboni “Estadual” enriquecendo ainda mais o debate sobre a importância da cadeia da reciclagem, envolvendo em média um público de 600 pessoas.

Seguindo a programação, aconteceu na última quarta-feira (01) a continuação da programação da Feira da I Jornada do Meio Ambiente, o evento estendeu-se na também na quinta-feira (02), onde aconteceu a Feira da I Jornada do Meio Ambiente na Praça Adélio Lubiana. A Feira foi aberta para toda sociedade e escolas municipais participaram no segundo dia e não faltou a alegria para criançada.

A Feira contou participação de parceiros como:

Cesan: Tapete interativo “Jogo do Rio”;

A & F Global Service Brasil: Contação de histórias para crianças sobre meio ambiente, em parceria com a Cesan.

Multivix:
Farmácia: Descarte de Medicamentos – Conscientização sobre descarte correto de medicamentos e o impacto destes no meio ambiente e saúde da população.

Nutrição: Avaliação e diagnóstico Nutricional; Orientação Nutricional (obesidade, diabetes, HAS e etc…); Entrega de folders sobre educação Nutricional.

Enfermagem: Descarte Correto de Resíduos em Geral – Sustentabilidade – Aferição de Pressão Arterial – Teste Glicêmico.

Odontologia: Orientações de higiene, noções de comportamentais durante o ato de higienização. Indicação de escovas sustentáveis.

Lar de Abigail: Projetos ambientais educativos feitos pelos estudantes.

Veneciano: Maquete do biodigestor no qual a escola receberá projeto piloto da instalação e projeto apresentado pelo professor Daniel que consiste em Ecossistema no vidro.

Bairro Altoé: Brinquedos sustentáveis feitos pelos alunos.

IFES: Exposição de maquetes feitas pelos alunos fazendo alusões aos maciços rochosos como a pedra do elefante e exposição de artigos.

Secretaria de Saúde: Conscientização sobre a dengue, barbeiro, Chikungunya e Zica.

O Stand da própria Secretaria de Meio Ambiente contou com a exposição de animais empalhados da Mata Atlântica disponibilizados pelo ICMBio, doação de mudas produzidas pelo Viveiro Municipal de Nova Venécia “ Zoel Rodrigues” e recolhimento de lixo eletrônico.

A doação de mudas foi um sucesso e no total foram retiradas 548 mudas de espécies nativas e exóticas próprias para arborização urbana. A coleta de lixo eletrônico gerou um total de 978kg de resíduos, entre eles computadores, impressoras, tv’s, teclados e entre outros que foram transportados e destinados pela empresa ES Ambiental.

Para encerrar, no dia 04 (sábado) aconteceu a CAMINHAPA com a subida ecológica a Pedra do Elefante que contou o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Ambulância, Polícia Militar e guias responsáveis para a melhor segurança de todos.

Na Gameleira aconteceu a concentração com um café da manhã de frutas para todos os participantes e a Secretaria de Esportes conduziu um aquecimento antes da subida. Logo após a equipe de Bombeiros e os guias responsáveis passaram instruções e cuidados.

“Primeiramente quero agradecer a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pela dedicação, união e competência na execução do evento, ao Prefeito pela oportunidade de estar a frente desta pasta tão importante, a todas as Secretarias envolvidas que ajudaram o projeto acontecer, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, aos empresários e parceiros e aos guias responsáveis. Agradeço pelo apoio a todos os Venecianos e cidades vizinhas, e entidades que fizeram presentes no evento, nosso objetivo é implementar novas ideias buscando parcerias para que inovação do desenvolvimento econômico e sustentável andem juntos. Nossa I Jornada do Meio Ambiente foi um sucesso e foi de grande importância a participação de toda a sociedade e o apoio de todos. Fica o nosso muito obrigado”, disse o Secretário de Meio Ambiente.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia