Secretaria Municipal de Educação seleciona professor para coordenar ações do Pacto para Aprendizagem no Espírito Santo

A prefeitura de Nova Venecia por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Sedu, representada pela Superintendência Regional de Educação – SRE, concluíram o processo de seleção para escolha de um servidor para exercer a função de Professor Municipal Coordenador das ações do PAES em Nova Venécia.

O processo, que contou com diversas etapas, desde a análise do currículo, à elaboração de Plano de Ação e à entrevista, selecionou a servidora Maria da Penha Pansiere por atender os quesitos propostos pela função pleiteada, tornando-se Professor Municipal Coordenador das ações do PAES neste município.

Durante a entrevista, a superintendente Adriana Bonatto Merlo falou da importância do regime de colaboração entre estado e município “O Pacto vem fortalecer a parceria entre os entes”. Já a secretária municipal, professora Wanessa Zavarese Sechim, vê a parceria com otimismo “o Pacto vem ao encontro das ações da Secretaria Municipal, ter essa representatividade do professor coordenador reforça amplamente nossos objetivos de aprendizagem”.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – PAES, foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação – Sedu por meio da Lei nº 10.631, de 29 de março de 2017. O PAES tem por objetivo viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as redes estadual e municipal de ensino a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos, das unidades de ensino e das referidas redes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências de leitura, escrita e cálculo, adequados a cada idade e escolarização nas duas primeiras etapas de ensino da educação básica. O Regime de Colaboração do PAES abrange 03 (três) áreas: planejamento e suporte, gestão e fortalecimento da aprendizagem.

Entre as funções do professor coordenador estão presentes ações para garantir a execução do Pacto como elaborar o Plano de Ação anual do Programa; produzir relatório mensal das atividades, participar de reuniões, planejamentos, encontros e seminários promovidos pela SEDU; apropriar-se de todos os conteúdos que serão abordados nos encontros formativos, dos resultados das avaliações externas, sugerindo, quando necessário, intervenções pedagógicas; compilar, analisar e elaborar parecer técnico a partir de indicadores relevantes; fazer o acompanhamento in loco das ações realizadas no município com o intuito de observar, registrar e propor intervenções pedagógicas, quando necessárias, elaborar estratégias de intervenção técnico-pedagógica nas escolas em que os resultados não forem satisfatórios entre outras, voltadas para a articulação das ações do Pacto no município.

Maria da Penha se diz muito confiante com a nova função, “a alfabetização é uma etapa de grandes desafios, desafios estes que foram potencializados pela pandemia, nossa missão é amparar o professor com todos os meios possíveis a fim de fomentar a aprendizagem”, declarou a servidora.

A Secretaria Municipal de Educação agradece ao Prefeito André Fagundes por não medir esforços em apoiar esta iniciativa que tanto contribuirá para alfabetização em nossa cidade.