Secretaria Municipal de Educação recebe consultoria sobre gestão pedagógica

Equipe Seme fazendo estudos sobre gestão pedagógica

Na quarta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou o assessoramento pedagógico, uma ação já prevista em seu planejamento, com a parceria dos integrantes do Programa Educar pra Valer, que, em Nova Venécia, recebeu o nome de Alfabetização Aqui é pra Valer.

A secretária municipal de educação e a coordenação do ensino fundamental acompanharam a coordenadora do Programa no Espírito Santo e a diretora do grupo executivo, durante a agenda de trabalho, que aconteceu na EMEF Profª Claudina Barbosa e na EMEF São Cristóvão.

O objetivo do assessoramento nas unidades escolares é orientar a intervenção pedagógica baseada nos resultados das avaliações diagnósticas realizadas pela rede de ensino. Desde janeiro, a Seme, os diretores escolares e, posteriormente, com o início do ano letivo, supervisores escolares e professores vêm recebendo formação, por isso, com a colaboração da parceria, durante agenda nas escolas, é possível identificar as salas com ambiente alfabetizador, o perfil do professor incentivador da leitura, por exemplo, se ele conta histórias para as crianças, é possível também identificar o nível de leitura dos estudantes, ou seja, reconhecer a rotina pedagógica da sala de aula.

Já à tarde, foi a vez da Seme receber orientações da equipe do Programa. O estudo foi no formato de oficina com o tema “Planejamento da Seme com os gestores”, na prática, tratou de como traçar melhor as reuniões de diretores escolares. Um instrumento foi elaborado para sintetizar as principais estratégias e ter um aproveitamento melhor nos encontros periódicos já previstos para acontecer de 15 em 15 dias, iniciando a partir do dia 09 de maio.

Nova Venécia firmou uma parceria com Programa Educar pra Valer para receber, sem custos, durante 04 anos, para o compartilhamento de sistemáticas e de boas práticas gerenciais na área educacional, objetivando fomentar a qualidade da educação básica do município, com ações que visem à melhoria da gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola, envidando todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua idade e ano/série com o avanço dos indicadores educacionais.

Diretora do Programa Educar pra Valer em assessoramento na EMEF Profª Claudina Barbosa
Conversa com os estudantes da EMEF São Cristóvão durante assessoramento
Orientação da intervenção pedagógica a ser realizada na EMEF Claudina Barbosa com base nas avaliações diagnósticas da unidade de ensino
Orientação da intervenção pedagógica a ser realizada na EMEF Claudina São Cristóvão com base nas avaliações diagnósticas da unidade de ensino

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia