Secretaria Municipal de Educação realiza formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia

Participantes da formação para elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia

A prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta quinta-feira, 01, o primeiro encontro de formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia, com o propósito de buscar uma Educação Inclusiva, em que todos tenham iguais oportunidades de acesso, permanência e de conclusão dos estudos, isso significa colocar em prática uma política de respeito às diferenças individuais, entendendo os alunos, antes de tudo, com necessidades, desejos e interesses próprios.

Para iniciar os estudos, foi assinada e homologada pelo prefeito a Portaria 673/2021, constituindo as comissões de trabalho, tendo nelas representação de todos os segmentos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, partindo da Educação Infantil até o Ensino Técnico e Superior. Formou-se assim a Comissão Central e a Comissão Representativa com a finalidade de discutir e elaborar as Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia. Os trabalhos das Comissões contam com a colaboração técnica do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/NV, da doutora em educação Ariadna Pereira Siqueira Effgen.

A secretária municipal de educação esteve presente durante o encontro e contou que está muito satisfeita “Fazer o conhecimento chegar a todos, através do processo de construção das Diretrizes da Educação Especial, que subsidiará as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais, contribuindo para o aperfeiçoamento e a continuidade do processo educativo, qualificando as ações de todos os envolvidos no ensino aprendizagem de nossas crianças e adolescentes públicos-alvos da Educação Especial, é muito gratificante”.

Entre os dias 05 e 09 de julho, estarão abertas, a toda comunidade interna e externa das Unidades de Ensino do Município, as inscrições para dar continuidade à formação de 60 horas, proporcionais à presença dos participantes, nos encontros. Os interessados devem procurar a Secretaria de Municipal de Educação de Nova Venécia, sala 09, no setor responsável pela Educação Especial, para se inscreverem. O número de vagas é limitado para atender às normas de segurança sanitária em relação à pandemia.

De acordo com a Comissão Central, as Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia será um documento que nascerá de um intenso processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas em contexto de trabalho, pois é fruto de muitos momentos dedicados à formação continuada, ao diálogo, à escuta e com a contribuição de todos os envolvidos e também com respeito à trajetória que o município de Nova Venécia já tem na Educação Especial. “A última normatização está defasada desde 2009”, lembrou Syrlene Pansiere, responsável pelo setor da Educação Especial na Seme. “Espera-se que as Diretrizes impliquem em mudanças de atitudes no ambiente escolar em relação a ações ainda não adotadas na educação das crianças/alunos públicos-alvos da Educação Especial.” completou a servidora.

Ao falar do assunto, o prefeito disse que acredita que “Só se faz educação seguindo o preceito ‘Educação: Direito de Todos’ na construção de uma sociedade democrática e justa.”