Secretaria Municipal de Educação realiza a 3ª formação para supervisores escolares

Diretora de Departamento Pedagógico, assessora pedagógica e equipe da Coordenação do Ensino Fundamental anos iniciais durante a abertura da formação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da  Secretaria Municipal de Educação (Seme), promoveu, na última terça-feira (16), a terceira formação para supervisores escolares do ensino fundamental anos iniciais do Programa Alfabetização aqui é pra Valer. O encontro aconteceu no auditório da Seme, no período da manhã e tarde, para atender a todos os profissionais da área.

A abertura da formação foi feita pela diretora de Departamento Pedagógico da pasta,  e, posteriormente, conduzida pela coordenadora do ensino fundamental anos iniciais e equipe pedagógica. Na pauta, foi abordado o papel do supervisor escolar, a construção de instrumento de acompanhamento da sala de aula e a apresentação da rotina de trabalho pedagógico dos professores.

Durante a capacitação, os profissionais foram levados a um momento de reflexão e partilha no que se refere aos desafios de aprendizagem, que são encontrados em sala,  à importância da observação das aulas para um acompanhamento pedagógico, como é a organização do trabalho do supervisor escolar, qual a relação do planejamento, da rotina de aula e do zelo pelo tempo pedagógico para garantia da aprendizagem. Um documento para o acompanhamento em sala  foi construído pelos participantes, foi também apresentado um modelo de rotina para os professores, a ser construído pela escola.

“O supervisor escolar é um elemento essencial na gestão pedagógica da unidade de ensino e tem como principal tarefa o acompanhamento do trabalho do docente. É um elo entre professor, diretor e família”, disse a coordenadora municipal do ensino fundamental anos iniciais.

Abertura da formação dos supervisores escolares do turno matutino
Coordenadora municipal do ensino fundamental na condução da formação dos supervisores escolares do turno vespertino