Secretária municipal de educação de Nova Venécia representa o município em encontro de gestores no Piauí

A secretária municipal de educação de Nova Venécia participou nesta quarta-feira (25), do IV Encontro de Gestores promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No formato on-line, a gestora abordou o tema “Novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual”.

Com uma vasta experiência em gestão e como docente, a atual secretária de educação do município foi convidada a compartilhar também sua experiência na implantação de um programa de fortalecimento da aprendizagem inovador na rede municipal, com foco na recuperação da defasagem de aprendizagem dos alunos, pós-período de pandemia.

“O nosso primeiro desafio, quando assumimos a pasta da educação, foi buscar dados oficiais e fazer um diagnóstico claro e objetivo da rede de ensino, para ter ciência de que ponto partir para traçar objetivos e metas. Várias lacunas foram encontradas, desde a parte administrativa quanto à pedagógica. Nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) não teve aumento significativo entre os anos de 2017 e 2019. A pandemia veio e com ela acentuou-se a necessidade de uma proposta pedagógica para recuperar a aprendizagem”, disse a secretária.

De acordo com ela, com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos, foi criado o programa de Fortalecimento da Aprendizagem. Houve um aumento na carga horária das aulas de língua portuguesa e matemática e a inclusão do componente curricular de redação para todos os anos do ensino fundamental. A avaliação diagnóstica foi aplicada e possibilitou que toda rede tomasse conhecimento dos níveis de aprendizagem dos estudantes, norteando assim o planejamento pedagógico. O assessoramento in loco faz parte do programa e é a chave de uma rede de ensino eficaz.

Com uma plataforma educacional é feita a inserção de dados sobre as atividades realizadas pelos alunos, na qual os professores podem analisar os resultados das mensurações quinzenais e mensais da evolução do desempenho dos estudantes. Também foi adquirido material complementar para apoio pedagógico em português e matemática, de 1º a 9° ano, para o reforço no desempenho dos alunos e formação de 8 dias para profissionais e trabalhadores garantidos no calendário escolar.

A programação do Encontro, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio, realizado pelo  Centro de Formação dos Servidores Antonino Freire – CFAF, vinculado à Universidade Estadual do Piauí (UESPI), contou com  apresentação cultural e palestras sobre novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual, implementação de tecnologias de informação e a otimização do trabalho da gestão em todos os segmentos da escola, gestão de pessoas na educação: o cuidado com a saúde emocional de sua equipe, relatos de experiências: a gestão e os impactos da pandemia na transformação digital na educação, educação híbrida, entre outros assuntos, com o objetivo de oportunizar a discussão quanto aos recursos que impactam na gestão escolar.

O público-alvo foram gestores, gerentes, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos, estudantes e pesquisadores da área. Os profissionais da rede municipal de ensino de Nova Venécia acompanharam a programação de forma on-line em seus ambientes de trabalho.

Ao final da palestra da secretária de educação de Nova Venécia, participantes deixaram feedbacks em relação a sua contribuição para o encontro
Mensagem deixada por uma participante do IV Encontro de Gestores