Secretaria Municipal de Educação certifica 22 profissionais em Curso de Introdução à Educação Digital

Prefeito prestigiando a secretária municipal de educação na entrega dos certificados aos concludentes do Curso de Introdução à Educação Digital

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), certificou 22 cursistas que realizaram a formação  no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). A cerimônia ocorreu no Auditório da Seme, onde estiveram reunidos o prefeito, a secretária municipal de educação, o presidente da Câmara de Vereadores, os mediadores do curso, os diretores escolares e os cursistas.

O Curso de Introdução à Educação Digital do Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo) tem 60 horas e aconteceu de 14 de setembro a 16 de dezembro de 2021. Foi oferecido a profissionais da educação, não só do município de Nova Venécia, mas também dos que atuam nos municípios vizinhos, estudantes universitários de pedagogia e de outras áreas e até recém-formados que buscam conhecimentos no ramo tecnológico.

Como metodologia, além das aulas presenciais, os cursistas contaram com atividades na plataforma educacional Google Sala de Aula, com material de apoio ao estudo e pesquisas e atendimento via WhatsApp para envio de informes e atendimento individualizado para sanar as dúvidas.

“O curso serviu não só para o aprimoramento tecnológico e o conhecimento de novas ferramentas de aprendizagem na Educação Digital, mas também para dialogarmos e questionarmos de modo reflexivo o papel do professor e sua relação entre as tecnologias e a aprendizagem”  explicou a mediadora e professora de Tecnologia Educacional da rede no NTM.

Uma formanda relatou que os cursos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal são sempre de grande proveito para os profissionais da Educação. “Os tutores são muito capacitados, atentos às nossas demandas, e sempre nos trazem novidades além do currículo normal do curso. As aulas são bem expositivas, norteadas pela atenção dos tutores, satisfazendo assim os anseios dos cursistas.

A aplicabilidade do que se aprende no NTM em minha prática pedagógica tem contribuído significativamente para o meu trabalho, pois nunca sabemos tudo, sempre havendo algo mais para se aprender. Considerar os recursos tecnológicos em nossas aulas é oportunizar aos nossos discentes avançar em seus conhecimentos, percorrer caminhos alternativos e ir além dos muros da escola” disse a cursista que é professora da Educação Especial na rede municipal.

Durante o curso, foram trabalhados os seguintes conteúdos de Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital; Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede; Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico; Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta; Elaboração e edição de textos; Apresentações para nossas aulas; Criação de blogs; Cooperação e interação em rede e Solução de problemas com planilhas eletrônicas.

Para a secretária municipal de educação, “A pandemia só veio acelerar a necessidade iminente da educação se modernizar e não mediremos esforços para alavancar nesse sentido”.

A professora e diretora da EMEF Profª Claudina Barbosa aproveitou a presença do prefeito no evento para se pronunciar “Quero agradecer em nome de todos os diretores o esforço desempenhado pela nossa secretária e principalmente ao prefeito por apoiar todas as ações da educação. Hoje temos internet na escola e é internet de qualidade” garantiu.

Já o prefeito parabenizou todos os esforços da  Secretaria de Educação pela captação dos recursos em tempo hábil. “A Equipe da Seme é célere e as ações avançam nos prazos determinados, por isso os resultados rumo à inovação tecnológica são visíveis, a começar pela formação dos professores. Parabéns a todos os cursistas por mais essa conquista” finalizou.