Secretaria Municipal de Educação apresenta minuta das Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com a colaboração dos técnicos pedagógicos da pasta, realizou na última segunda-feira (08), a apresentação da proposta das Diretrizes Operacionais da Educação Especial do município veneciano. Na ocasião, esteve presente o prefeito, secretários de educação, administração e finanças, além do procurador geral do município e técnicos da Seme.


“Hoje foi uma data importante para a educação municipal,  poder apresentar os estudos das comissões instituídas,  após um longo período de muitas formações e debates, que foram abertas a toda comunidade escolar,  pais e professores da rede, com a participação de profissionais da educação renomados na área da educação especial, é realmente uma conquista para todos nós”, pontuou a coordenadora municipal da educação especial. 


Ainda, segundo a responsável pelo setor, em média 15 encontros foram realizados. Para o início dos estudos foi homologada uma portaria de nº 673/2021, instituindo comissões de trabalho, uma central e outra representativa, com todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, desde a educação infantil, técnico e superior. Uma parceria foi firmada com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, que permitiu a colaboração técnica de uma servidora, doutora em educação, para acompanhar todo o processo de construção das diretrizes.  


“Com base na realidade do nosso município, foi necessário documentar as ações para adequar as reais necessidades do nosso público-alvo da educação especial, já que a normatização está defasada desde de 2009. Nossa expectativa é de que mudanças aconteçam no ambiente escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem desses alunos. Considerando que já estamos no segundo semestre, achamos por bem dar início no próximo ano letivo. As diretrizes municipais da educação especial apresentada aqui, passará ainda por apreciação do Conselho Municipal de Educação”, concluiu a gestora.

A Coordenadora Municipal da Educação Especial durante a apresentação das diretrizes
O prefeito de Nova Venécia participou da apresentação do documento no auditório da secretaria municipal de educação
Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia fez a abertura do encontro

Ascom | PMNV