Secretária Municipal de Educação  apresenta experiências implantadas em Nova Venécia para cursistas do Piauí, Amapá, Distrito Federal e Alagoas

A Prefeitura de Nova Venécia foi representada pela secretária municipal de educação na formação para conselheiros municipais, gestores e professores  promovida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No formato on-line, a gestora abordou o tema “A Organização da Educação Nacional no Contexto do Fortalecimento da Educação Básica: o Papel do Município”.

Um histórico de todas as ações implantadas para o fortalecimento da aprendizagem, no ano letivo de 2022, foi apresentado aos mais de 90 cursistas dos estados do Piauí, Amapá, Distrito Federal e Alagoas. Dentre as ações estão a formação  continuada e seminário para os profissionais da educação garantidos em calendário escolar; o assessoramento pedagógico em todas as unidades de ensino do campo e da cidade; a avaliação diagnóstica que monitora o nível da aprendizagem permitindo a elaboração e readequação do planejamento com o suporte do Programa Alfabetização aqui é pra Valer; o currículo com mapa de foco para recomposição da aprendizagem; a aquisição de material de apoio pedagógico para os alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, dos componentes de língua portuguesa e matemática, além do aumento de horas aulas nessas áreas; e a inclusão do componente de redação para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

As inovações não param por aí, o município implantou sua primeira escola de ensino fundamental em tempo integral, revitalizou escolas do campo e da cidade, adquiriu  material escolar para os quase 7.200 alunos da  rede municipal de ensino, criou o dia D da estratégia  Busca Ativa Escolar, em que todas as quintas-feiras uma equipe intersetorial (saúde, assistência social e educação) faz a busca de alunos que estão fora da escola ou em evasão escolar.

A secretária municipal de educação também citou a importante parceria  firmada com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, que está proporcionando aos alunos da EJA uma qualificação profissional com o curso Formação Inicial Continuada (FIC) em operador de computador e aos alunos do 9º ano da rede municipal, a oportunidade de se preparar para disputar uma vaga para os cursos técnicos do Instituto, com o Pré-Ifes.

“Nosso compromisso quando assumimos a Secretaria foi ofertar uma educação municipal de qualidade para todos. Fizemos um mapeamento em toda a rede, do pedagógico à estrutura física. Nossa equipe trabalha incansavelmente para que tudo isso aconteça. Enfrentamos muitos desafios por conta da pandemia e do pós-pandemia e por isso nossa luta é constante”, destacou a secretária. A gestora salientou ainda que nada disso seria possível sem o comprometimento da equipe da secretaria municipal de educação e o apoio incondicional do prefeito e da câmara municipal de vereadores.