Secretaria de Saúde juntamente com o CAPS ampliará a partir da próxima semana a oferta de atendimentos em psiquiatria

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS informa ampliação de atendimentos em psiquiatria a partir da próxima semana.

Esta semana estão sendo realizados os últimos testes e ajustes nos sistemas, e todas as adequações necessárias para que de fato os atendimentos aos munícipes possam ser realizados com toda segurança, sempre realçando pela oferta de serviço de qualidade, resolutivo e que traga respostas aos anseios tanto dos usuários quanto de seus familiares.

Os atendimentos serão ofertados na modalidade de Telemedicina, através de teleconsultas, onde o médico de forma remota com todo o suporte da equipe técnica do CAPS fará os atendimentos diretamente aos nossos usuários e seus familiares.

A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes. Ao permitir a troca de opiniões e experiências entre os profissionais da área, a telemedicina favorece a assertividade de diagnósticos e tratamentos.

De acordo com a equipe técnica do CAPS, eles estão acreditando muito nessa nova forma de trabalhar a questão da saúde mental no município, pois embora hoje o serviço conte com um médico com especialização em saúde mental que atende presencialmente, a demanda pelo serviço e cada vez maior e apenas este profissional não consegui suprir a necessidade de atendimentos.

A equipe enfatiza que o novo fluxo de atendimento está sendo planejado de forma que o paciente desde o momento quando chegar ao CAPS o mesmo será acolhido por um dos técnicos, receberá todas as orientações necessárias para o atendimento, e após a consulta terá sua receita/encaminhamentos impressos, todos assinados digitalmente pelo médico que prestou o atendimento. Ressaltando que todas as legislações inerentes aos atendimentos e proteção de dados estão sendo minuciosamente observadas.

Ainda segundo o Secretário Municipal de Saúde, o processo já está bastante avançado e possivelmente na próxima quarta-feira teremos a nossa primeira agenda com o profissional psiquiatra. enfatizou ainda a dificuldade que os municípios de interior têm em conseguir atrair profissionais, sobretudo especialista, mais que a atual gestão sempre está comprometida em ofertar serviços de qualidade aos nossos usuários. Ressalta também que a modalidade de atendimento em teleconsulta, que embora não seja algo novo mais que teve maior relevância durante a pandemia da Covid 19, é um serviço que tende a ser expandido principalmente na perspectiva de preencher o vazio assistencial que enfrentamos. 

Ascom | PMNV