Secretaria de Educação realiza live sobre Direitos da Mulher

A Juíza Daniela Cunha Pereira em live com a secretária municipal de educação e a técnica responsável pela formação continuada na Seme

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Educação, na noite do dia 23 de setembro, em mais uma ação para o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizou para os profissionais da educação, famílias e sociedade em geral uma live sobre combate à violência contra a mulher, que foi ministrada pela juíza de direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ibirité (MG), Dr.ª Daniela Cunha Pereira.

A magistrada iniciou sua fala parabenizando o prefeito e a secretária pelo evento e que estava extremamente honrada em participar, segundo ela, Nova Venécia sai na frente com esse trabalho de conscientização, envolvendo conhecimentos sobre Direito da Mulher.

Como membro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Fundadora do Instituto Viva de Proteção à Mulher em Situação de Violência, Dr.ª Daniela trouxe contribuições importantíssimas ao público. Usando de uma linguagem acessível e com muita propriedade, apontou como o machismo construiu sua estrutura em nossa sociedade, levando o País a um índice tão alto de feminicídios.

A palestrante fez questão de trazer dados, mas frisou “cada número desse é uma vida perdida, é uma mulher morta, não num assalto ou atropelada, é uma mulher morta pelo fato de ser mulher.”

Outro ponto forte da live foi a apresentação da história da criação da  Lei 11.340/2006, promulgada em 07 de agosto de 2006 e conhecida como Lei Maria da Penha. A juíza disse que há uma tentativa de desmoralização desta lei, que ela considera mais uma forma de deixar as mulheres desamparadas e à mercê das violências.

Durante a live, os participantes interagiram através do chat, deixaram comentários e fizeram perguntas, algumas de forma anônima. Quando perguntada sobre como a sociedade pode ajudar nessa causa, a juíza foi enfática em dizer “Prestem atenção ao entorno, observe as mulheres a sua volta e veja se elas precisam de ajuda, até financeira, acredito no trabalho de formiguinha, se todos fazemos nossa parte, eu acredito na mudança, eu sou uma sonhadora.” Daniela foi muito elogiada.

A secretária municipal de educação agradeceu à palestrante por ter compartilhado sua experiência com Nova Venécia e fez questão de ressaltar “Esse é um tema que não foi trabalhado em nossa formação inicial de professores, por isso hoje, para cumprir com nosso Currículo, contamos com parceiros como a Dr.ª Daniela, nos ajudando em nossa formação continuada.”