Secretaria de Educação oferece oficinas virtuais sobre recursos tecnológicos para professores

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, neste dia 15 de abril, promoveu mais uma etapa do seu Plano de Formação. A fim de instrumentalizar ainda mais o professor para este momento de aulas remotas, foi planejado um dia inteiro com cursos virtuais para conhecer melhor ferramentas como o Google Meet, para abertura de salas de aula, e o Google Forms, para elaboração de atividades, com toda orientação de como usá-las a favor da aprendizagem.

A capacitação oferecida a todos os profissionais do município, contou com 530 participantes da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, do campo e da cidade, distribuídos em 16 grupos de estudos, com aulas via Google Meet, orientados por servidores da Secretaria de Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Educação. Cada grupo de estudo teve duração aproximada de uma hora e meia.

Para a professora Wanessa Sechim, Secretária Municipal de Educação “Apropriar-se desse tipo de conhecimento, torna a aprendizagem mais dinâmica e agradável para o estudante e o trabalho do professor mais prático, como é no caso do Google Forms, em que as atividades são corrigidas automaticamente.”

Com atividades às 7h 30, às 9h 30, às 13h e às 15h, quatro orientadores, simultaneamente, tiraram dúvidas quanto ao uso dos aplicativos e elaboraram junto aos cursistas uma atividade no Forms em tempo real. Sobre o Google Meet, foram dadas informações de como iniciar e encerrar uma aula virtual, aceitar e remover participantes, conduzir a reunião com o uso de chats e seus devidos ícones, uso de microfone e câmera, entre outros. A Equipe lembra que todo conteúdo das oficinas está disponível em forma de tutoriais na página Nova Venécia Conectad@.

A receptividade dos profissionais em relação às oficinas foi muito positiva. Os professores consideraram o curso, com a linguagem simples usada pelos instrutores, fundamental para agilizar os trabalhos pedagógicos, tornando-se possível colocar todo conhecimento em prática imediatamente.

A coordenadora da Equipe de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Egliene Trevisani , avaliou que o retorno dado pelos profissionais comprova que a necessidade desse tipo de recurso é de total relevância para o ensino, no contexto de pandemia, não se trata mais de uma atividade extra e sim essencial, o uso do Google Forms, por exemplo, irá reduzir o fluxo de pessoas e papel na retirada das APNP’S, conforme for sendo usado por mais professores”. Já, segundo a diretora do CMEI Luzia Alves de Lima, Karen Rauta,  os professores gostaram muito das oficinas e alguns já estão até usando.”

“A formação dos servidores é uma das nossas estratégias para garantir a qualidade da educação como propomos no Plano de Governo. Estou satisfeito com a execução dos trabalhos. Pretendemos estender as oficinas para o formato presencial assim que for possível”, disse o prefeito André Fangundes.