Secretaria de Educação lança Pesquisa para traçar o início do ano letivo de 2021

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou na tarde desta segunda-feira (22), uma pesquisa, que será destinada aos pais ou responsáveis do aluno, com objetivo de auxiliar o planejamento para o início do ano letivo de 2021. O questionário começa a ser enviado a partir desta terça-feira (23).

O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da secretária de Educação e representantes dos seguimentos: Comissão Gestão Pró Educação e Saúde, Diretores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, Marinete Fiorote (CMEI Romeu Cardoso), Patrícia Monteiro Prado (EMEF Professora Claudina Barbosa), e Eglieni Trevezani, respectivamente. Ainda, o coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação.

“Para nós profissionais a pesquisa vai ajudar a nortear e alcançar uma educação de qualidade com segurança, por que a educação é baseada no olhar da administração, da parceria com a comunidade, dos pais”.

Na programação, o prefeito citou a importância da ação e evidenciou a relevância do envolvimento dos responsáveis pelos alunos, em relação ao planejamento do ano letivo. “A decisão de traçar as atividades em conjunto entre escola e família é primordial, para que possamos dialogar e realizar um início seguro. Muitas escolas pelo país e mundo, voltaram às aulas e tiveram que recuar. Vamos tentar fazer uma trajetória diferente”, relata o prefeito.

“A pesquisa vai nos subsidiar no momento de tomar a decisão de qual forma aplicar o ano letivo deste ano, ate mesmo no remoto e quando voltarmos no presencial. A gente precisa conhecer a realidade das famílias para ter um bom planejamento”.

Para a Secretária de Educação, a garantia de uma Educação de qualidade envolve todo processo, que vai além do aprendizado “Com a maior responsabilidade e compromisso, estamos organizando o início do ano letivo. Nossa prioridade, no contexto atual de pandemia, será a garantia da segurança de saúde para todos os nossos alunos e profissionais da Educação. É preciso organizar as escolas, sem desconsiderar a importância do foco principal: a aprendizagem de nossos alunos”, explica a Secretária.

“Através da pesquisa a comunidade vai estar inserida no processo, pra saber qual é o desenvolvimento que as escolas estão tomando para o ano letivo. Essas informações vão fazer que nossas equipes pedagógica e administrativa estejam preparadas para receber as crianças de um forma segura”, disse.

A Secretaria de Educação informou que os pais que não estão com seus cadastros atualizados, devem procurar as escolas para acessar e participar da pesquisa. Mais informações pelo telefone: 3752-9059.

A Pesquisa

A Pesquisa para auxiliar o planejamento da Secretaria de Educação para o início do ano letivo de 2021 será destinada aos pais e ou responsáveis de cada aluno.

O questionário, dividido em etapas, traz perguntas para identificar a realidade do estudante, possíveis dificuldades e atuação familiar na vida do aluno. De acordo com a secretária, a ação é uma espécie de Raio-X, e o responsável pelo estudante vai poder mostrar, por exemplo, como foi a vida escolar em 2020, e como poderá ser praticada nesse ano. Diagnósticos de equipamentos eletrônicos na casa do estudante, Internet, presença ou não de um familiar para auxiliar no caso de estudo remoto, são algumas das questões presentes no documento.

Ainda, segundo secretaria, o responsável pelo aluno irá opinar sobre o retorno das aulas presenciais. “Queremos saber a opinião das famílias. É importante que o questionário seja respondido, que nos informem se pretendem apoiar o retorno das aulas presenciais ou somente após a vacina, por exemplo. Vamos fazer um diagnóstico, para que todas as decisões sejam tomadas de forma segura”, completa.

A pesquisa deverá ser respondida entre o próximo dia 23 (a partir das 18 horas), até dia 28 de fevereiro de 2021 e será enviada pelos diretores escolares por e-mail, WhatsApp e também impressos para escolas e famílias, com difícil acesso à internet.

Resultados

A consolidação dos dados e informações será realizada entre os dias 01 e 05 de Março, e será apresentado posteriormente para a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEME), gestores escolares municipais, Comissão Pró Educação e Saúde e compartilhado com as famílias.

As escolas multisseriadas localizadas na zona rural do município de Nova Venécia, com dificuldade ou sem acesso à internet, receberão a pesquisa por meios digitais e impressos no período de 08,09 e 10 de Março por meio dos professores que atuarão nas escolas em questão.