Secretaria de Educação evolui na proposta pedagógica da rede municipal

Considerando o impacto da pandemia e com foco na garantia da aprendizagem dos alunos, a SEME apresenta o planejamento pedagógico 2022.

De acordo com a portaria 03/2021 de 30 de dezembro de 2021 entra em vigor as diretrizes para as organizações curriculares nas unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Nova Venécia para o ano letivo de 2022.

Tendo como princípio, a interação e integração entre o calendário letivo, a organização curricular e objetivos de aprendizagem, por meio do realinhamento dos conteúdos e da definição dos pré-requisitos necessários, a educação veneciana avança na qualidade da aprendizagem.

Para esse ano houve um aumento na carga horária das aulas de português e matemática, e a inclusão do componente curricular de redação para todos os anos do ensino fundamental, a avaliação diagnóstica que vai possibilitar conhecer os níveis de aprendizagem dos estudantes e assim nortear o planejamento pedagógico da rede de ensino. Outra relevante mudança é no que refere ao fortalecimento da aprendizagem, o chamado reforço escolar que terá material didático exclusivo. As formações para os profissionais da educação é prioridade na gestão da SEME.

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia divulgou o calendário letivo desse ano para as 57 unidades de ensino da rede pública. As aulas terão início em 03 de fevereiro e com término em 16 de dezembro, totalizando 201 dias letivos.

“Com o Calendário Letivo garantindo o tempo necessário para a aprendizagem, a organização curricular definindo a carga horária necessária, com prioridade em Língua Portuguesa e Matemática, e os conteúdos direcionando os pré-requisitos indispensáveis, a proposta pedagógica 2022, alinhada e integrada, possibilita um planejamento eficiente e eficaz para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos, disse a secretária municipal de educação, Wanessa Zavarese Sechin. Ela ressalta ainda que o apoio do Prefeito, André Fagundes, foi fundamental por toda essa evolução.

A rede municipal de ensino conta hoje com quase 7 mil alunos matriculados. Houve uma ampliação de oferta de vagas na educação infantil em comunidades do campo e para sede do município houve um aumento do número de vagas para o ensino em tempo integral.

Confira as portarias nos links abaixo

Portaria N ° 03_2021 Organizações Curriculares

Portaria N° 04_2021 Calendário Escolar 2022