Secretaria de Educação de Nova Venécia realiza primeira aula do Projeto de Formação em Práticas Educacionais e Atendimento Socioemocional

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 26 de maio, quarta-feira, às 15 horas, a primeira aula do Projeto de Formação em Práticas Educacionais e Atendimento Socioemocional em parceria com o IFES Nova Venécia e Multivix. A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube do IFES Nova Venécia e contou com a participação de autoridades locais e intérpretes de libras.

O encontro marca o início do Projeto de Formação em Práticas Educacionais e Atendimento Socioemocional. O projeto foi construído por meio de uma parceria com o Ifes, Prefeitura Municipal de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Educação e faculdade Multivix que ofertará oficinas pedagógicas e atendimentos socioemocionais a profissionais da educação, famílias/alunos da rede municipal e à comunidade escolar. O objetivo do projeto é promover a formação continuada para professores da rede municipal de ensino de Nova Venécia, tendo como compromisso a melhoria do processo de aprendizagem.

O momento teve como ponto inicial a fala das autoridades presentes como o Prefeito de Nova Venécia, André Wiler Silva Fagundes; a Secretária Municipal de Educação, Professora Wanessa Zavarese Sechim; o Diretor-Geral do Ifes Campus Nova Venécia, professor Anderson Rozeno Bozzetti Batista; o Diretor de Pesquisa, Pós graduação e extensão do IFES Campus Nova Venécia, professor Ediu Carlos Lopes Lemos; o Diretor Geral da Multivix Campus Nova Venécia, Luciano Delabela;  o Presidente da Câmara Municipal, vereador Vanderlei Bastos Gonçalves e o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Anderson Merlin Salvador.

O professor Hedeone Heidmam da Silva, professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia, fez uma breve apresentação das oficinas que serão ofertadas pelo Projeto e ressaltou que também faz parte do Programa de Extensão intitulado – Programa de fomento à formação para o trabalho, educação e cidadania (PROFTEC).

A palestra intitulada “Desafios e possibilidades para a prática educativa” marcou a tarde de estudos com a participação dos professores convidados Hedeone Heidmam da Silva, Professor do IFES Campus Nova Venécia,  e Júlio de Souza Santos, Professor do IFES Campus Vitória. Os professores apresentaram em suas falas vários desafios e também possibilidades para o trabalho docente e ressaltaram a presente atuação das Unidades de Ensino de Nova Venécia na participação de várias ações realizadas pelo IFES.

A Professora Wanessa Zavarese Sechim ressaltou que “a pandemia escancarou o tamanho da desigualdade no Brasil. Neste cenário, ao assumir a Secretaria de Educação, realizamos o diagnóstico educacional de Nova Venécia. A realidade é que esse abismo só aumentou com o ano “pedagógico” de 2020. A partir do diagnóstico foi desenvolvido o planejamento para o ano letivo de 2021. Diante dos dados educacionais percebeu-se a necessidade imediata de formação de professores”, relatou.

O Prefeito André Fagundes ressaltou a importância deste evento para a educação veneciana, com a parceria dessas grandes instituições e disponibilidades dos envolvidos e parabenizou a todos os profissionais comprometidos com a ação. Relatou que “transmitir conhecimento não é algo fácil e que se tivermos todas as ferramentas ainda é difícil. Precisamos nos preocupar com o que vem dando certo neste período pandêmico, se preocupar com que está sendo ensinando e também se preocupa com a saúde mental de nossos profissionais”, declarou.

A gravação da aula inaugural pode ser revista no site da prefeitura no portal Nova Venécia Conectad@ através do link: https://www.youtube.com/watch?v=JJ-tK3Oj23M