Secretaria de Educação de Nova Venécia inicia oficinas pedagógicas do Projeto de Formação em Práticas Educacionais e Atendimento Socioemocional em parceria com o IFES e Multivix.

Oficina de Práticas Musicais na Educação Básica – Professor Dr. Ademir Adeodato IFES campus Nova Venécia.

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia realizou no período de 15 a 18 de junho, os primeiros encontros presenciais das Oficinas Pedagógicas em Práticas Educacionais e Atendimento Socioemocional, uma parceria entre a Prefeitura de Nova Venécia, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Faculdade Multivix.

As oficinas aconteceram nos turnos matutino e vespertino das respectivas instituições. Para o prefeito de Nova Venécia “Parcerias como essas mostram a preocupação do executivo com a missão de quem ensina”. Nestes primeiros encontros, foram apresentadas as metodologias abordadas em cada oficina, bem como as práticas educativas a serem trabalhadas. O objetivo da formação é promover a melhoria do processo de aprendizagem e a valorização profissional.

Durante o mês de junho, serão ofertadas as oficinas de Produção de Material Educativo, Consciência Fonológica na Alfabetização, Ferramentas para a Aprendizagem Ativa e Práticas Musicais na Educação Básica. Nos meses subsequentes, as demais turmas e também as oficinas de Educação Inclusiva, Educação do Campo, Estratégias e Possibilidades na Educação Infantil, Consciência Fonológica na Educação Infantil, Matemática I – Poliminós e Barras de Cuisenaire no Ensino Fundamental -4º e 5º ano, Matemática II – Práticas no Ensino de Geometria – 1º ao 3º ano e Matemática III – O Software Geogebra como Alternativa no Ensino de Geometria – 6º ao 9º ano. Está prevista também a abertura de novas turmas abertas, no período noturno, para atender aos demais professores que não se inscreveram neste momento.

A secretária de Educação de Nova Venécia, acompanhada do diretor da Multivix e o representante do diretor do IFES Campus Nova Venécia, fizeram o acolhimento das turmas e ressaltaram a importância da valorização profissional e do processo de ensino aprendizagem no contexto atípico vivenciado entre 2020 e 2021. “O Curso de Práticas Musicais na Educação Básica será de grande contribuição para a prática pedagógica de nossos professores, com certeza uma excelente iniciativa da Secretaria Municipal de Educação”, disse.

Para os profissionais da Educação de Nova Venécia, o curso será de grande aprendizado e de suma importância para o currículo profissional. “O contexto do curso está com um nível admirável, parabéns Secretaria Municipal de Educação e IFES-Nova Venécia pela iniciativa”, disse a diretora da Associação Beneficente Lar de Abigail.

Oficina Consciência Fonológica no Ensino Fundamental – Fonoaudióloga e Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia.

Oficina Produção de Material Educativo – Professor do IFES campus Nova Venécia.