Secretaria de Educação apresenta proposta de implantação da EJA com qualificação profissional

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme), apresentou na última segunda-feira (23), a proposta de implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com qualificação profissional aos pais e responsáveis pelos alunos do 9º ano matriculados na sede do município em distorção idade-série escolar.

A reunião aconteceu no auditório da Seme e contou com uma presença expressiva de familiares interessados.  A abertura foi realizada pela secretária municipal de educação.

“Essa é a primeira reunião com a comunidade escolar, abrimos esse diálogo com os pais dos alunos já matriculados em nossa rede de ensino para apresentar a modalidade de ensino com qualificação profissional”, ressaltou a gestora.

De acordo com a Comissão de Implementação da Modalidade EJA, o curso ofertado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, será o de Formação Inicial Continuada (FIC) em Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental Anos Finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

Durante o encontro, a diretora de ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) falou sobre o primeiro curso oferecido e a sua importância para o mundo do trabalho.

“Esse é um curso atual, saber operar um computador é uma habilidade que todo mundo precisa ter. O celular é um computador, o terminal de um banco também, portanto se faz necessário. Essa é uma formação de 200 horas, que possibilita ao aluno a conclusão do 9º ano junto a uma qualificação profissional”, frisou.

Essa modalidade é inédita na região, a ideia surgiu após uma série de levantamentos para identificar a quantidade de alunos em distorção, a localidade e o perfil do público para assim definir a área do curso.

Segundo a coordenadora da EJA no município, a expectativa é de que o curso seja iniciado no segundo semestre deste ano com abertura de 80 vagas e será ofertado de forma concomitante. O aluno terá uma matrícula na rede municipal e uma no Ifes.

“Avançamos mais uma etapa, hoje foi entregue aos pais e responsáveis um Termo de Interesse para que eles possam assinar e com isso garantirem a oportunidade de seu filho estudar na nova modalidade de ensino. O prazo para entrega do termo será até o próximo dia 25, na sala 09, na Secretaria Municipal de Educação ou na escola onde o aluno está matriculado”, disse.

Ela ressalta ainda que o curso iniciará com os alunos residentes na sede do município de Nova Venécia, a escola de funcionamento da EJA será definida após tabulação e análise dos resultados dos Termos de Interesse das famílias e as aulas acontecerão no turno diurno. Serão oferecidos transporte e merenda para os alunos, já que o curso FIC será na sede do Ifes.

Equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e a representante do Ifes Campus Nova Venécia
A diretora de ensino do Ifes junto à secretária municipal de educação de Nova Venécia, durante a apresentação da proposta para a modalidade EJA com qualificação profissional
Público presente com o Termo de Interesse para que possam assinar e garantir vaga para a formação profissional
A secretária municipal de educação dialogando com uma mãe e filho sobre o Termo de Interesse