Secretaria de Educação apresenta planejamento para início das aulas em 2021

A Secretaria de Educação de Nova Venécia promoveu na manhã desta terça-feira (02), uma solenidade para apresentação da situação da Educação em Nova Venécia e a proposta de Planejamento para o início das atividades em 2021.

Na solenidade estiveram presentes, o prefeito de Nova Venécia, a secretária da pasta, o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Nova Venécia), a presidente do Conselho Municipal de Educação, o presidente da Câmara de Vereadores, os vereadores, diretores, professores, servidores, membros do conselho municipal de educação.

De início, a secretária de Educação apresentou um diagnóstico com os resultados da Educação de Nova Venécia até o ano de 2019, destacando os avanços e os pontos de atenção em relação à efetividade da aprendizagem dos alunos e o contexto do município em relação à realidade do Estado do Espirito Santo.

Em seguida, com base em dados e informações da equipe de transição, fez uma explanação sobre a oferta da educação no município durante o ano de 2020, período da pandemia do novo Coronavírus, ficando evidenciada a baixa eficiência no atendimento aos alunos e a ineficácia do processo ensino aprendizagem. Esclareceu sobre o término da vigência da legislação educacional em 31 de dezembro de 2020. Lembrou do compromisso e responsabilidade de todo gestor público, com o cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública, dentre eles a ênfase na LEGALIDADE e na EFICIÊNCIA dos serviços prestados à população.

A Secretaria também informou sobre a decisão de suspender o Calendário Letivo de 2021, aprovado pela gestão anterior, com a previsão de início das aulas para 03 de fevereiro e salientou a total inexistência de condições mínimas para garantia da segurança e saúde dos protocolos sanitários exigidos pela continuidade da pandemia: falta de informações sobre a situação da estrutura das escolas, falta de equipamentos de EPIs, quadro de pessoal em férias.

“Hoje não temos nenhum ônibus funcionando, nenhum carro, material de expediente, insumos, papel, merenda, serviços de manutenção de veículos, toner para impressoras, não temos condições mínimas para a escola funcionar neste momento. É com muita responsabilidade, com muito compromisso, sobre a liderança do prefeito, que hoje nós iniciamos as conversas, os diálogos, os levantamentos e diagnósticos com os novos diretores nomeados para o ano letivo de 2021.

Os diretores terão a responsabilidade de junto com a Comissão de Educação e Saúde, instituída pelo prefeito André, que tem a participação de todas as secretarias, planejamento, administração, saúde, educação, representantes de pais, representantes professores, da Vigilância Sanitária, da Vigilância em Saúde, todos juntos para pensarmos em todas as situações que envolvem a segurança e a aprendizagem dos alunos.”, disse a secretária de Educação.

Início das Aulas
A secretária de Educação falou sobre a possibilidade do início das aulas e do compromisso de realiza um plano de ação eficaz. “Todos queremos o reinício das aulas. Também estamos ansiosos pela presença de nossos alunos nas escolas. Todos querem isso. Mas, como já dissemos, não basta marcar uma data. É preciso responsabilidade, compromisso e, principalmente, um Planejamento que defina objetivos e metas claras, e que tenha um Plano de Ação efetivo e exequível.”, finalizou.

Contexto da pandemia na educação municipal
O prefeito falou sobre os gargalos na educação e o compromisso para ofertar educação de qualidade. “O contexto de pandemia nos obriga a ter muito mais responsabilidade, porque nós recebemos escolas despreparadas para o cumprimento do protocolo sanitário. Então, nós temos que, sobretudo, ter a preocupação com a saúde dos alunos, com a saúde dos profissionais da educação, mas também lembrar que é preciso planejamento para recuperar a aprendizagem que não ocorreu no ano passado. Então, nós teremos todo o mês de fevereiro para fazer esse levantamento, esse planejamento coletivo, com todos juntos, pensando qual é a melhor proposta, qual é o melhor caminho para o ano letivo. Queremos Nova Venécia reconhecida a nível estadual e nacional. Tenho confiança na equipe que montamos, faremos um trabalho ético, digno pautado na transparência e a curto prazo mostrar resultado para a população”, disse o prefeito.